Atendimento de qualidade no laboratório: como a Matrix pode ajudar nisso

Compartilhe

atendimento de qualidade

Para que haja o crescimento do laboratório e o seu devido destaque no mercado, é de extrema importância oferecer um atendimento de qualidade aos clientes. Logo, é fundamental proporcionar uma experiência que seja memorável, a fim de que os clientes retornem para realizar mais exames quando necessário.

Para isso, uma excelente opção é contar com as soluções propostas pela Matrix com o objetivo de impulsionar o seu laboratório de análises clínicas, tanto na gestão administrativa como na prestação de serviços. Esses cuidados devem ser tomados para que todos tenham uma ótima experiência no atendimento laboratorial.

Segundo pesquisas, após vivenciar um atendimento ruim, 58% dos clientes não voltam a usar os serviços da empresa; 49% farão uma crítica negativa para os amigos sobre a empresa e 34% deixarão um comentário ruim sobre o atendimento na internet ou compartilharão a experiência negativa nas redes sociais. Portanto, é preciso investir no atendimento de qualidade. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre como é importante um atendimento de excelência no laboratório? Então, continue a leitura e se informe agora mesmo!

O que o paciente quer em um atendimento e serviço de qualidade?

Quando o paciente vai a um laboratório, geralmente ele está em jejum para realizar o procedimento clínico adequadamente, conforme instruções para o exame. Ou seja, ele está em uma condição anormal do dia a dia, o que pode refletir em fraqueza, fome e mal-estar em geral, sem contar que muitos temem a coleta de sangue. O desejo do paciente é chegar e receber um atendimento de qualidade que seja rápido, eficiente e colete o mínimo necessário de material.

Os sistemas laboratoriais mais primordiais no atendimento ao paciente do que muitos supõem. Entre outras funcionalidades, um bom software deve:

  • prover agilidade na recuperação do cadastro;
  • realizar autorização online de convênios;
  • enviar mensagens lembrando o paciente dos exames agendados e de que os seus laudos estão prontos;
  • fazer uma gestão de amostras eficiente;
  • possibilitar a configuração de liberação automática;
  • entre outras facilidades.

Funções como essas contribuem para uma boa experiência do paciente, o que fará com que ele retorne ao seu laboratório posteriormente, sempre que precisar realizar novos exames. Num mercado tão acirrado como o atual, principalmente no ramo de análises clínicas em que os laboratórios competem com gigantes do setor, a fidelização dos clientes é crucial para o sucesso. Para isso, além do atendimento humanizado e dos colaboradores bem treinados, a tecnologia é a ferramenta mais importante dentro de um laboratório.

Qual a importância do software na qualidade laboratorial?

Ao contar com um bom software será possível, por exemplo, saber a satisfação dos pacientes através do acompanhamento de seus retornos e entender o perfil do seu público (a faixa etária, o gênero, os tipos de exames que são realizados com mais frequência etc) para tomadas de ações direcionadas.

Com isso, é mais fácil entender a evolução do negócio e acompanhar se as metas estão sendo cumpridas dentro do planejado. Caso se observe que os números estão inferiores ao esperado, as possíveis ações corretivas serão realizadas com mais velocidade, embasadas por indicadores.

Além dos pacientes, os médicos solicitantes também devem ser fidelizados. Um sistema de BI (Business Intelligence) pode trazer dados valiosos, como os tipos de exames solicitados por cada médico, quais médicos solicitam ou deixaram de solicitar exames etc. Mais uma vez, os indicadores são essenciais para as tomas de decisões e ações estratégicas específicas.

Como as soluções da Matrix podem ajudar a garantir o atendimento de qualidade?

A Matrix trabalha no mercado desde a década de 80 criando software para a Medicina Diagnóstica. Desse modo, pode-se dizer que milhares de horas de programação anuais realizadas por equipes de profissionais experientes, fazem os sistemas Matrix figurarem entre os melhores do mercado. A empresa conta com muita robustez e experiência nas soluções oferecidas, que visam sanar as necessidade e urgências do dia a dia dos laboratórios.

Deve-se ainda, salientar que somente a implementação de um software eficaz não será suficiente para resolver os problemas do negócio no ramo da saúde. Também é preciso que se tenha uma equipe de implantação disposta a entender os problemas que ocorrem no cotidiano do laboratório (ou da clínica) e o seu funcionamento para, assim, otimizar o uso do sistema de acordo com a real urgência do estabelecimento. Essa consultoria faz parte dos serviços oferecidos pela Matrix a fim de impulsionar a qualidade do seu atendimento.

Vale ressaltar que biomédicos, farmacêuticos e profissionais de TI compõem o quadro de colaboradores da Matrix. A sinergia dessa diversidade na construção do software cria uma solução completa para o cliente, possibilitando um atendimento rápido e eficiente para que o seu laboratório não fique parado e seu paciente não fique esperando.

Várias vezes por ano, os sistemas recebem novas versões com melhorias e mais funcionalidades, que são disponibilizadas para os clientes estarem em dia com as melhores práticas laboratoriais, sempre de acordo com a legislação, as diretrizes setoriais e as respectivas alterações.

Quais são os diferenciais das soluções da Matrix em relação aos concorrentes?

Um dos pontos fortes da Matrix é o atendimento aos seus clientes, que oferece um rápido auxílio em todos os chamados e a possibilidade de contratação do suporte 24/7, para os clientes que oferecem atendimento ininterrupto. Os anos de experiência deram também a expertise necessária para consultoria em infraestrutura especializada neste mercado, setor em que muitas empresas possuem fragilidade.

É importante ressaltar que todos os chamados considerados urgentes são atendidos imediatamente. Isso é um diferencial no suporte da Matrix para seus clientes em relação aos concorrentes. Dessa maneira, garante-se um compromisso de atendimento eficaz diante da urgência do laboratório. 

Em suma, a Matrix oferece tecnologia, sistemas estáveis e robustos e suporte de qualidade, porque entende as dores do laboratório e pode ajudar no crescimento do seu negócio, seja ele um laboratório privado ou público, um pequeno laboratório, um laboratório hospitalar ou de apoio.

Conhecendo um pouco melhor a Matrix, você já sabe como ela pode ajudar no atendimento de qualidade de seu laboratório. Caso ainda tenha ficado com dúvidas, entre em contato com a gente. Estamos sempre dispostos a auxiliar da melhor maneira possível e você pode encontrar a melhor solução para o seu laboratório sem complicações.

Entre em contato com nossa equipe

Conheça nossos softwares

Artigos relacionados