Centralização de dados: você sabe quais as vantagens para o laboratório?

Compartilhe

centralização de dados

As soluções da Matrix promovem a centralização de dados do laboratório a fim de tornar as gestões de dados e de processos mais eficientes. Isso acontece porque a Matrix compreende as necessidades diárias de um laboratório e, por isso, sabe que as informações devem estar sempre disponíveis, com a maior segurança e confiabilidade possíveis, em virtude da alta criticidade do serviço laboratorial.

Nesse sentido, a Matrix oferece uma solução integrada e centralizada que traz ao laboratório agilidade, segurança e rapidez nos acessos às informações, facilitando que o laboratório possa prestar um atendimento de qualidade e de excelência. Além disso, também é possível melhorar as tomadas de decisões, sejam elas operacionais ou estratégicas.

Para saber mais sobre as vantagens da centralização de dados, continue a leitura deste texto. Ele foi produzido com base em uma entrevista realizada com Marlene Issei, que é Gerente de Infraestrutura da Matrix. Confira!

O que é a centralização de dados em um laboratório?

A centralização de dados em um laboratório é possuir todas as informações que são pertinentes ao fluxo dos processos em um único local. Com isso, conta-se com a facilidade de acesso e a rastreabilidade das informações, que vão desde o acolhimento do pacientes/clientes até a finalização do processo com a liberação do laudo.

Neste fluxo há o faturamento, a administração, o plano estratégico, os indicadores necessários para as tomadas de decisões, entre outros dados importantes para o bom funcionamento do laboratório. É por meio da centralização dessas informações que se pode tornar o processo mais ágil, seguro, rastreável e confiável, o que, consequentemente, possibilitará um ganho na produtividade.

Qual é a importância da centralização de dados para o laboratório e quais são os seus benefícios?

A centralização de dados no laboratório traz uma proximidade maior com os pacientes, uma vez que é por meio dela que é possível ter um controle de todo o fluxo dos processos, levando a um atendimento mais rápido, seguro e humanizado.

Alguns dos benefícios trazidos por essa centralização são:

  • controle de acesso aos dados;
  • agilidade e rapidez no acesso às informações;
  • segurança para o laboratório e para o paciente;
  • confiabilidade nas informações;
  • rastreabilidade;
  • estabelecimento de planos estratégicos e de ação;
  • geração de indicadores para melhoria de processos e de qualidade;
  • facilidade no monitoramento do ambiente;
  • backup e atualizações únicas;
  • maior segurança das informações, por meio de aplicação de regras e de políticas de acesso.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos laboratórios que a centralização de dados pode ajudar a superar?

O laboratório é considerado um setor crítico, tendo em vista que lidam com muitas informações que são sensíveis e pessoais, já que estão diretamente ligadas à saúde. Os laboratórios são ambientes complexos com muitas áreas envolvidas e contam com uma enorme quantidade de informações em circulação.

Podemos exemplificar com um laboratório que possui 3 unidades produtivas, com sistemas diferentes instalados em 3 servidores. A TI terá que manter 3 ambientes, fazer 3 atualizações, 3 backups diários, etc. Se um paciente for na unidade A e realizar parte dos seus exames, ao chegar na unidade B para coletar as demais amostras, ele terá que refazer todo seu cadastro novamente e terá que retirar separadamente seus resultados, ainda que seja pela internet. Tudo isso pode ser resolvido com uma solução única e centralizada.

A centralização de informações é essencial também para tornar a comunicação entre as áreas mais fluida, oferecendo subsídios para as tomadas de decisões estratégicas, como:

  • ações voltadas para a qualidade dos serviços do laboratório;
  • atendimento de qualidade ao cliente;
  • controle de custos mais apurado;
  • aprimoramento do atendimento ao paciente/cliente;
  • estudos para novos serviços.

Quais são as vantagens da centralização de dados em relação à infraestrutura?

Para a infraestrutura, a centralização de dados proporciona uma série de benefícios, como:

  • o gerenciamento único de permissões de acesso dos usuários;
  • a conformidade e a segurança dos dados;
  • a auditoria e a rastreabilidade de logs para a manutenção e a integridade das informações;
  • o planejamento de mudanças.

Como funcionam os modelos de dados centralizados e descentralizados?

Para acessar as informações no modelo de dados centralizados é necessário se conectar diretamente ao servidor onde elas se encontram. Todos os acessos são controlados por permissões concedidas de acordo com o perfil do usuário. Além disso, as informações podem ser rastreadas por meio de logs de acesso.

As vantagens desse modelo são:

  • a integridade;
  • a confiabilidade da informação;
  • a otimização do gerenciamento;
  • a atualização dinâmica dos dados;
  • o acesso aos dados a partir de um único ponto, o que facilita as auditorias e a rastreabilidade das informações.

Já os modelos de dados descentralizados são baseados em informações que se encontram em diversas bases de dados que estão conectadas entre servidores que podem ou não estar em uma mesma rede física. Dessa maneira, não há um ponto central de acesso. Logo, o usuário em busca de alguma informação deve procurar o servidor que a detém, uma vez que elas ficam distribuídas entre as bases de dados.

Como funciona a centralização de dados na nuvem?

O ambiente na nuvem é uma das melhores formas de crescimento e de recursos computacionais atuais, pois traz mais agilidade nas mudanças tecnológicas, com implementações de segurança, escalabilidade de recursos e redução de custos. Ela pode ser utilizada também para modelos de centralização de dados, uma vez que, é possível se montar um ambiente de servidores dedicados tanto de aplicações quanto de banco de dados, com as mesmas funcionalidades, como se estivessem instalados localmente na empresa.

Vale ressaltar que a empresa que oferece esse serviço deve garantir um ambiente seguro e homologado com as principais práticas de segurança da informação ao redor do mundo. Além disso, haverá a redução de custos com hardware e software e o cliente poderá contar com todo um pacote de serviços agregados, que se somados, trarão uma grande economia para o laboratório.

Como o software de gestão laboratorial da Matrix pode auxiliar na gestão e na centralização de dados?

Todos os sistemas da Matrix são perfeitamente integrados e estão em produção em grandes redes de laboratórios ambulatoriais e hospitalares, com os dados centralizados. Por exemplo, a solução dada pela Matrix, permite que um paciente faça parte da coleta em uma unidade, faça o restante da coleta em outra unidade, e os resultados podem ser unificados e ainda devolvidos para um sistema externo, como um HIS. Os indicadores podem ser analisados como um todo e também por unidade produtiva.

Quais são as principais funcionalidades da solução da Matrix voltadas para a centralização de dados?

As principais funcionalidades da solução Matrix são as integrações entre os softwares, que atendem desde a área técnica até as áreas administrativa e financeira, centralizando as informações em um único local. Todo o fluxo de dados de diferentes processos, como o agendamento de exames, o cadastro do paciente, a coleta, a execução e a liberação dos laudos etc., estará em um único local centralizado e poderá ser acessado de várias formas com segurança e rapidez.

Além disso, o software da Matrix tem um sistema de rastreabilidade refinado, em que há a configuração de permissões aos seus módulos de acordo com o perfil de cada usuário. Com isso, o Gestor de TI tem um maior controle sobre a integridade das informações geradas pelo sistema, a implantação de políticas de segurança, inclusive as exigidas pela LGPD, assim como subsídios para a manutenção e o planejamento para o crescimento e a atualização tecnológica.

Logo, observa-se o quanto a centralização de dados é fundamental para a otimização da gestão em um laboratório. Tenha em mente que as soluções Matrix são completas, uma vez que conseguem atender a qualquer parte do complexo fluxo de processos que compõe um laboratório.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente. Estamos sempre prontos para ajudar da melhor maneira possível!

Entre em contato com nossa equipe

Conheça nossos softwares

Artigos relacionados