Guia rápido: saiba como aumentar a produtividade do seu laboratório!

como aumentar a produtividade
6 minutos para ler

Entender como garantir a eficiência dos processos e tarefas, otimizar o tempo e evitar erros que levem a retrabalhos, é fundamental para aumentar a produtividade no laboratório ou em qualquer outra empresa. É unanimidade entre os gestores que a implementação de um sistema de gestão laboratorial é outro fator essencial para a realização de uma gestão completa e efetiva.

Devido à eficácia desse tipo de solução, elaboramos este conteúdo para explicar sua importância e suas vantagens na busca pela melhoria da produtividade do laboratório. Acompanhe!

Como aumentar a produtividade no laboratório?

Existem algumas práticas que podem ser aplicadas com a finalidade de aumentar a produtividade do laboratório e atingir melhores resultados. Veja as dicas que preparamos!

Defina e monitore indicadores de desempenho

Definir e acompanhar os indicadores de desempenho do laboratório é uma boa maneira de mensurar a qualidade e os resultados dos processos realizados. Para isso, você pode averiguar, dentre outros:

  • percentual de reprocessamento de amostras;
  • tempo de espera antes do atendimento;
  • produção de cada setor;
  • satisfação dos clientes;
  • custo de cada área;
  • TAT (Turnaround Time);
  •  produtividade de cada instrumento analítico;
  • lucratividade de cada tipo de exame;
  • lucratividade por convênio;
  •  entre outros. 

Acompanhe os fluxos de atendimento

A organização do fluxo de pacientes vai depender da agilidade e eficiência com a qual eles serão atendidos. Quando os índices são positivos, a equipe consegue aumentar a produtividade do laboratório.

Invista no treinamento dos colaboradores

Treinamentos e reciclagens parecem considerações repetitivas. Mas vale a pena lembrar que toda melhoria passa pela equipe de colaboradores bem treinados. Dessa forma, cada membro da equipe vai compreender melhor o padrão exigido, tornando-se um profissional mais produtivo.

Além disso, é necessário definir um período para realizar a reciclagem e disponibilizar novas capacitações, com o intuito de aperfeiçoar as habilidades dos integrantes do time do laboratório.

Qual a importância de utilizar um sistema de gestão laboratorial?

Desenvolvido com modernas tecnologias de software, um sistema de gestão laboratorial deve ser rápido, estável e altamente parametrizável, podendo ser configurado segundo as necessidades e o tamanho da sua operação. Conheça a seguir as principais vantagens de adotar essa tecnologia!

Automatização dos processos

Muitos laboratórios buscam aumentar o número de serviços prestados sem perder a qualidade das atividades realizadas, e a automação pode ajudar bastante nesse caso, pois permite um aumento da produtividade sem aumento dos custos.

Otimização das tarefas

O software de gestão laboratorial é também responsável pelos fluxos internos, desde o momento em que o cliente chega à recepção até a emissão dos resultados, passando pela gestão de amostras e todas etapas intermediárias.

Segurança e agilidade

Manter a confidencialidade dos dados dos pacientes é indispensável. Além disso, assegurar agilidade no atendimento e na entrega dos laudos gera uma melhor experiência para quem utiliza os serviços, agregando qualidade e melhorando a imagem do laboratório no mercado.

Redução de erros

Os processos realizados de forma manual têm maior chance de erros, além de possibilitarem riscos de atraso e perdas com mais facilidade. Por meio da tecnologia, boa parte dos processos podem ser informatizados, tornando os procedimentos rápidos e seguros.

A informatização das tarefas por meio softwares, criados especificamente para esse fim, é fundamental para o aumento da produtividade e crescimento do laboratório, com maior tranquilidade.

A inserção de processos mais facilmente padronizados se estiverem informatizados colabora de forma efetiva para a agilidade e precisão dos diagnósticos. Por exemplo, testes feitos por meio da automação, eliminam quaisquer erros de transcrição de resultados, permitem comparações com resultados anteriores facilmente, permitem liberação automática dos laudos de acordo com flags, entre inúmeras facilidades.

Centralização dos dados

Outro benefício ao contar com um software de gestão como meio para aumentar a produtividade é a centralização de dados do laboratório, em um servidor confiável, organizado, com backup, tendo em vista a quantidade de informações geradas todos os dias.

Também é importante ressaltar que esse benefício garante não apenas a segurança e facilidade de acesso dos dados, como também permite uma gestão paperless, com redução de impressões, registros informatizados e benefícios para o meio ambiente.

Diminuição dos custos

A redução de custos é um fator relevante, que é alcançado com a inserção da tecnologia no laboratório. Isso porque os custos com funcionários são otimizados tendo em vista que, com a redução de falhas e retrabalhos, pode-se aumentar a produtividade, sem aumento do quadro de colaboradores e sem desperdícios.

Além disso, há a minimização de despesas com materiais, como o papel e outros materiais físicos de escritório. Dessa maneira, os recursos que foram economizados poderão ser aplicados em atividades estratégicas do negócio, contribuindo assim para a melhoria da produtividade.

Entrega de laudos pela internet

Quando uma grande quantidade de clientes chega à recepção do laboratório ao mesmo tempo para retirada de laudos, a dinâmica de trabalho é afetada, o que gera impactos diretos na produtividade.

Para evitar que esse problema ocorra, o ideal é que os resultados sejam disponibilizados pela internet, no site do laboratório, com alerta automático por e-mail ou mensagem no celular do paciente.

Ganhos no atendimento

Todos os serviços prestados aos pacientes necessitam de um método de execução. Por meio da tecnologia, é possível realizar a reestruturação dos processos com o intuito de aprimorar o fluxo de trabalho e atingir melhorias consideráveis, tanto no atendimento como em outras áreas do seu laboratório.

A boa prestação de serviços é um dos principais diferenciais que levam ao reconhecimento de um laboratório no mercado, contribuindo para se alcançar o sucesso esperado. Um local que conta com uma tecnologia de ponta, apresentará uma melhor produtividade e terá ganhos na qualidade dos serviços , possuindo um diferencial competitivo consistente.

Aumentar a produtividade no laboratório de forma eficiente não é tão difícil. Contar com um sistema de gestão laboratorial é essencial nesse processo, tendo em vista que a tecnologia consegue disponibilizar diversas soluções capazes de resolver problemas e de melhorar o desempenho dos processos, evitando erros que possam prejudicar a performance do negócio.

Agora que você conhece os benefícios de contar com uma boa ferramenta, aproveite para entender como escolher o melhor sistema de gestão laboratorial com 6 dicas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.