Como a humanização impacta as relações com os colaboradores da empresa?

humanização na saúde
7 minutos para ler

Independentemente do ramo ou do segmento de mercado, informatizar os processos é um caminho natural para empresas que desejam manter a sua competitividade. Porém, alguns gestores têm receio de que isso gere um eventual distanciamento entre a equipe.

O fato é que, ao contrário do que muita gente pensa, a tecnologia tem um papel fundamental para o aprimoramento da comunicação interna, sobretudo com o uso de soluções que centralizam informações e dados relevantes e direcionam ações a fim de melhorar as tomadas de decisão. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto, nesse artigo preparado a partir da entrevista com a Sheila Felix, Analista de RH da Matrix.

Afinal, o que é a humanização em uma empresa?

Podemos definir a humanização como um conjunto de ações e determinações que sempre consideram a promoção do bem-estar em primeiro lugar. Na prática, isso quer dizer que o foco não será apenas em questões técnicas, que também são relevantes, mas também no lado emocional, familiar e particular de cada pessoa que atua ou utiliza serviços de uma empresa.

Trata-se de basear as relações em diálogo e respostas individualizadas, fugindo de esquemas mais rígidos para promover a comunicação baseada na empatia. Com isso, há uma conquista de confiança, o que contribui para melhores resultados, relacionamentos mais proveitosos, retenção de talentos e, logicamente, para o processo de fidelização, seja ele de clientes ou de funcionários.

Qual a importância da humanização na saúde?

Quando se fala sobre humanização na saúde, geralmente se pensa no atendimento ao paciente, e sem sombra de dúvidas, isso é algo que traz impactos muito positivos no relacionamento de uma empresa, como um laboratório com o seu público consumidor. No entanto, vale ressaltar que a área também precisa ser humanizada em suas relações profissionais.

As ações devem compreender toda a equipe, desde a recepção até os procedimentos mais técnicos, gerando um ambiente muito mais saudável e proveitoso para todos. Os resultados esperados serão vistos de diversas formas, sendo traduzidos por meio do aumento do rendimento, crescimento da produtividade dos funcionários e um nível de satisfação muito maior.

Segundo Sheila Felix, “se considerarmos que todo trabalho está pautado em pessoas, cada vez mais precisamos fazer com que elas sintam que são únicas e importantes para o desenvolvimento das atividades. Esse processo de humanização, por consequência, proporciona um ambiente mais leve, harmonioso e de referência para trabalhar. Um dos assuntos mais apontados pelos colaboradores ao falarem das qualidades de se trabalhar em determinada empresa, é o clima organizacional e a maneira com que são ouvidos e atendidos. Isso reflete muito o quanto a humanização é um tema importante dentro do ambiente profissional”.

O que ocorre quando o ambiente não se baseia nisso?

Como vimos anteriormente, um ambiente humanizado costuma ser muito mais produtivo e colaborativo, tendo em vista que os colaboradores se sentirão motivados e engajados a contribuir ao máximo com o sucesso da sua equipe. Isso ocorre, entre outros motivos, porque todos se sentirão parte de algo maior, sentindo prazer em integrar os processos.

No entanto, quando o ambiente não é baseado na humanização, ocorre exatamente o oposto: as pessoas se sentem mais desmotivadas, abatidas e até infelizes, o que pode elevar o número de atrasos e o absenteísmo. Em última instância, isso contribui também para um aumento de conflitos e desentendimentos, que são péssimos para a produtividade.

Para Sheila, “É preciso compreender antes de qualquer coisa, que um ambiente corporativo é formado por pessoas e consequentemente irá demandar meios de humanização em todos os processos, até nos mais automatizados. Apesar de avançarmos cada dia mais no universo da tecnologia e da automatização de processos, é importante entender até que ponto isso afeta o dia a dia dentro da organização. Pessoas se conectam com pessoas e sempre esperam esse retorno em todas as relações que constroem”.

Como a humanização impacta a relação com o paciente?

Não podemos deixar de ressaltar que a humanização deve estar presente não somente entre os membros da equipe, como também precisa impactar a relação com os pacientes. Com um atendimento humanizado, é possível que o estabelecimento de saúde, seja ele uma clínica ou um laboratório, experimente diversos benefícios relevantes em sua atuação.

Uma vantagem muito evidente é que se estabelece um vínculo de confiança e de respeito entre profissionais e clientes, o que auxilia na percepção de que há ganhos recíprocos quando o acolhimento é bem feito, sem amarras tradicionais ou processos muito engessados. Isso ajuda, por exemplo, em eventuais necessidades de reorganização da agenda ou dos horários.

Além disso, quem está passando por situações de reabilitação física, mental ou emocional se sentirá muito mais acolhido, facilitando a realização de exames, ajudando no resultado dos tratamentos e promovendo a fidelização. Portanto, é essencial demonstrar empatia e incentivar este tipo de comportamento nos funcionários, ressaltando a importância de cada um para a empresa.

Como a tecnologia colabora com a humanização?

As informações auxiliam na humanização do atendimento, tendo em vista que ele deve ser baseado no diálogo atencioso com o cliente, resolvendo problemas por meio de respostas acolhedoras. Com um bom sistema laboratorial, você poderá centralizar muitas informações e ter um melhor embasamento para promover uma comunicação mais efetiva e rápida.

Sheila Felix ressalta que “pode-se considerar que a humanização vai melhorar a conexão da equipe, momento em que as relações se estabelecem e existe reciprocidade entre ambas as partes. O envolvimento do time na tomada de decisão também faz parte do processo e contribui para a rotina”.

Além disso, conclui reafirmando que os dados auxiliam na performance da equipe, direcionando melhor os colaboradores em suas tarefas do dia a dia. “cada membro é único, possui suas habilidades e competências individuais. A compreensão dessa ideia por todas as partes envolvidas certamente contribuirá para um dia a dia mais leve e produtivo entre todos”, explica.

Quais são os principais avanços que o setor de RH pratica atualmente?

Com a chegada das startups e seus modelos de trabalho, muitas empresas começaram uma extensa análise sobre suas formas de atuação e no que deveriam mudar para se adequar ao que começava a chamar a atenção dos colaboradores. Jornadas de trabalho mais flexíveis, foco na qualidade de vida, inserção de elementos lúdicos no ambiente, home office, dentre outras ações, passaram a ser realidade dentro das organizações e foi perceptível o aumento no rendimento e produtividade dos colaboradores. O RH dentro desse contexto, tem como papel principal, auxiliar na tomada de decisões e análise no impacto das mudanças e acompanhamento do processo com todos os colaboradores.

“O processo de humanização dentro das organizações, apesar de estar bem avançado e enraizado, ainda requer muitas ações e mudanças de mindset para que seja mais real e verdadeiro a cada dia que passa. Que as empresas possam perceber a necessidade e urgência de se dedicarem a esse tema, para que cada vez mais as pessoas sejam de fato, a coisa mais valiosa dentro do ambiente corporativo”, completa Sheila.

Como você viu ao longo do nosso post, a humanização impacta as relações com os colaboradores da empresa, promovendo diversos benefícios que podem fazer com que o seu laboratório tenha um ambiente interno muito mais saudável e alcance um patamar superior de produtividade.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a humanização na saúde e como isso pode impactar as relações com os colaboradores de uma empresa? Quer contar com uma das melhores soluções do mercado para o seu laboratório? Então, não perca mais tempo: entre em contato com a gente! Estamos sempre prontos para ajudar da melhor maneira possível!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.