Laboratório hospitalar: por que contratar uma empresa especializada em LIS?

laboratório hospitalar
7 minutos para ler

Ao usar um LIS (Laboratory Information System) de qualidade, como o Diagnosis da Matrix, é possível fazer a gestão do laboratório hospitalar com muito mais praticidade e segurança.

Ao se contratar uma empresa especializada em TI (Tecnologia da Informação) para laboratórios clínicos, ao invés de se fazer uso de um LIS que seja uma parte de um sistema de gestão hospitalar (HIS), as atividades do laboratório se tornam mais eficientes e produtivas. Isso porque as empresas de TI para laboratórios clínicos dedicam 100% dos seus esforços para atendimento deste setor, exclusivamente, possibilitando que os seus sistemas possuam muito mais funcionalidades específicas, já que o laboratório é um dos setores mais complexos e primordiais, principalmente, dentro de um hospital.

Desse modo, os processos serão informatizados corretamente, proporcionando a otimização diária dos mesmos, garantindo um bom desempenho e precisão nos resultados.

Isso trará mais segurança e eficiência nas tarefas rotineiras, desde o cadastro do paciente integrado, o agendamento dos exame, a devolução dos laudos para o HIS, entre outras atividades.

Para saber mais sobre as vantagens de contratar uma empresa especializada em LIS para informatizar o seu laboratório hospitalar, continue a leitura deste artigo. Ele foi baseado em uma entrevista feita com o Robson Oliveira, que é Gerente da Área Diagnosis da Matrix, e possui uma grande experiência em TI para a saúde.

Por que vale a pena contar com uma empresa especializada em LIS?

Um sistema de gestão hospitalar tem como foco os processos do hospital como um todo. Eles envolvem, por exemplo, a internação, a hotelaria, o pronto-socorro, o centro cirúrgico, a enfermaria, a UTI, a farmácia etc. Desse modo, os esforços são destinados principalmente para essas atividades, ou estão pulverizados entre elas. Assim, os demais processos assistenciais ficam em segundo plano, porém, o laboratório clínico é um dos setores mais importantes dentro de um hospital.

Por outro lado, ao contar com uma empresa especializada em softwares para laboratório, o objetivo dela é ter o melhor sistema específico para este setor.

Ou seja, os esforços são voltados para o atendimento de todas as demandas laboratoriais, sejam as impeditivas, as necessárias ou as desejáveis. Afinal, é evidente que uma empresa que é especialista na área, tem mais conhecimento do negócio, conhecendo mais a fundo e detalhadamente todas as necessidades.

Quais são as vantagens do LIS da Matrix na gestão do laboratório hospitalar?

Atuando desde 1983, a Matrix é pioneira no mercado brasileiro na criação de softwares para medicina diagnóstica. Com isso, os seus sistemas de automação laboratorial são capazes de otimizar a gestão dos laboratórios, garantindo qualidade, rapidez e segurança em cada etapa dos processos. Os principais diferenciais são:

  • integração automática com laboratórios de apoio;
  • rastreabilidade;
  • gestão de amostra;
  • logística da amostra;
  • gestão de pendências em vários níveis;
  • gestão de procedimento pendente;
  • integração com diversos sistemas, incluindo os de prontuário eletrônico;
  • gestão de produção de exames baseados em calendários específicos;
  • automação de quaisquer instrumentos analíticos;
  • automação de sorters, esteiras, pré e pós analíticos;
  • retificação de resultados;
  • gestão de resultados de pânico;
  • painel de resultado com foco no médico;
  • painel de microbiologia com foco no médico;
  • painel de gestão à vista;
  • Business Intelligence (BI) com foco no laboratório;
  • controle de qualidade centralizado;
  • gestão de soroteca;
  • entre outros.

Vamos conferir mais algumas vantagens dos sistemas da Matrix.

A Matrix entende as particularidades do laboratório

O Diagnosis oferece uma imensa possibilidade de configurações que permitem gerenciar as atividades que fazem parte dos processos do laboratório.

Vale destacar que os processos mais críticos possuem log, o que permite a emissão de alertas para a antecipação de problemas. O software também é capaz de gerar painéis, que permitem uma gestão à vista, essencial no gerenciamento de todas as etapas dos processos laboratoriais.

Facilidade na gestão da informação

Todos os dados inseridos em cada atividade dos processos possuem uma padronização. Dessa forma, esses dados podem ser transformados em informações que oferecem subsídios para as devidas tomadas de decisões.

Os dados podem ser extraídos diretamente do sistema Matrix Diagnosis ou exportados para o sistema Matrix BI, onde são montados em cubos, para facilitar as extrações dos indicadores, que possibilitarão as análises dos dados. Ou seja, você terá nas mãos todos os indicadores do seu laboratório hospitalar, de forma ágil, simples e completa.

Interfaceamento dos equipamentos laboratoriais

A partir da documentação técnica da interface (protocolo de interfaceamento), a Matrix desenvolve drivers específicos para cada instrumento, buscando o uso da totalidade de funcionalidades disponíveis na integração, como flags, resultados, repetições, diluições e controle de qualidade. Todo know-hall adquirido pela Matrix ao longo de vários anos, permitiu o desenvolvimento de mais de 1000 drivers, sendo que existem milhares deles em operação diariamente, em centenas de clientes.

Oferece maior segurança da informação

O Diagnosis contribui para uma maior segurança da informação para o laboratório. Por exemplo, todo o acesso ao sistema é feito por meio de login individual associado a uma pessoa. As senhas são criptografadas e as mesmas podem ser reinicializadas para que os usuários criem uma nova, sempre que necessário. Pode parecer algo simples, mas alguns sistemas não possuem esse login individualizado.

É importante destacar que todo o sistema foi desenvolvido dentro dos padrões de segurança das melhores práticas. Com isso, todo o acesso ao sistema é catalogado em logs e traces, permitindo consultas numa linha do tempo de rastreabilidade, para efeito de auditoria. Ou seja, tudo o que é feito nos sistemas fica registrado e pode ser rastreado posteriormente.

Atualmente, estão sendo implementadas as regras para atendimento das normas da LGPD.

Quais são os diferenciais do atendimento e do suporte da Matrix?

Para proporcionar um atendimento de qualidade, a equipe de suporte da Matrix interage com o cliente por meio de uma ferramenta de mercado específica para suporte, em que todos os detalhes dos chamados são registrados.

É fundamental ressaltar que esta equipe conta com profissionais capacitados com conhecimento técnico, tanto de TI quanto do setor de análises clínicas, facilitando o entendimento do problema e o adequado encaminhamento da solução.

Outro diferencial é que o suporte técnico busca acolher o cliente, interagindo quantas vezes forem necessárias, até que o problema seja sanado, somente então, o chamado é encerrado. Assim, o cliente não fica desamparado, uma vez que a Matrix preza pela não só pela sua satisfação, mas como pela excelência na prestação do serviço.

Com essas informações, pode-se compreender melhor como o LIS de uma empresa especializada faz a diferença para o bom funcionamento de um laboratório hospitalar. Nesse sentido, a Matrix visa prestar o melhor serviço de informatização laboratorial para impulsionar o sucesso de seus parceiros.  

Agora que você conhece as vantagens do LIS da Matrix, entre em contato conosco para ter mais informações sobre o nosso sistema.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.