Conheça o LIS da Matrix e saiba como ele pode ajudar em seu laboratório!

Compartilhe

LIS da Matrix

O LIS, sigla em inglês para “Sistema de Informação Laboratorial”, da Matrix é um software essencial para automatizar os processos diários do segmento de análises clínicas. Dentro do ramo de medicina diagnóstica, ele é versátil, podendo ser implantado em laboratórios de análises clínicas, centros de diagnósticos por imagem, laboratórios hospitalares e de apoio, públicos ou privados. 

Com ele, é possível gerenciar todos os dados de forma otimizada e com mais segurança, desde o agendamento dos exames até a emissão de laudos, o que proporciona mais qualidade e segurança em cada etapa da gestão.

Veja a seguir mais informações sobre o Diagnosis, que é o LIS Matrix, e entenda porque ele é de extrema importância para o funcionamento adequado do seu laboratório.

Qual é a importância de um LIS?

Lidar com a saúde é um serviço de extrema responsabilidade. A execução das tarefas de um laboratório de análises clínicas requer atenção e cuidado, visto que algumas empresas ainda contam com processos manuais ou feitos por sistemas inadequados em relação às necessidades reais do dia a dia e a um público cada vez mais exigente.

Uma gestão ultrapassada é árdua, propícia a equívocos e prejuízos, tornando o negócio ineficiente. Para evitar esse cenário, é fundamental a implementação de um Sistema de Informação Laboratorial que permita a rastreabilidade, que seja eficiente, preciso e seguro.

O que é e como funciona o Diagnosis?

O LIS permeia todos os processos do laboratório de análises clínicas. Quando um paciente chega, ele precisa fazer um cadastro na recepção, certo? É nesse momento que o Diagnosis começa a atuar.

Caso o paciente tenha se antecipado e telefonado para o laboratório para agendar seus exames, o Diagnosis possui também um módulo de agendamento que pode prever, por exemplo, em que ordem os exames devem ser feitos.

Se o paciente fez um agendamento prévio, os dados do pré-pedido são recuperados na recepção, o que proporciona maior agilidade. Caso contrário, o cadastro do paciente e do pedido de exames é feito na recepção, sendo que o sistema direciona o recepcionista para que não deixe de preencher as informações que cada plano ou convênio exige. Assim, sem as informações preenchidas corretamente, o pedido não segue adiante.

Os processos dentro de um laboratório são inúmeros e complexos. Seguem alguns exemplos do que o Diagnosis faz:

  • autorização on-line dos convênios;
  • impressão de etiquetas;
  • gestão de filas e TAT;
  • coleta;
  • check-in e check-out das amostras;
  • triagem;
  • processamento dos exames;
  • liberação;
  • fatura do convênio ou do SUS;
  • emissão de laudos pela internet;
  • entre outras.

Dessa forma, ele executa todas as diversas tarefas relacionadas à gestão do negócio. Em um laboratório hospitalar, o Diagnosis integra os dados do cadastro dos pacientes e dos pedidos de exames e, após o processamento, exporta os laudos para o sistema hospitalar de origem.

Consequentemente, a gestão é mais rápida e eficiente, evitando o retrabalho, tendo em vista que todos os processos e informações são otimizados. Ao mesmo tempo, a rotina laboratorial fica menos suscetível a eventuais erros. Ao escolher um LIS, tire todas as dúvidas, visite clientes, assista apresentações do produto e procure conhecer bem o seu fornecedor.

Qual a diferença entre ERP e LIS?

A resposta é simples: são sistemas para diferentes finalidades. Assim, ter um ERP não exclui a necessidade de se ter um LIS e vice-versa.

Enquanto o LIS possibilita o controle de dados específicos de acordo com as necessidades de um laboratório, como o cadastro de pacientes, a produção de etiquetas com códigos de barra, o processamento de exames e os laudos, o ERP (Sistema de Gestão Empresarial) serve para controlar o estoque, organizar contas a pagar e a receber, emitir notas fiscais e assim por diante.

Ou seja, os laboratórios precisam de um sistema que realize processos muito particulares para as suas rotinas, que vão além de registros de estoque e contas a pagar. 

Quais os benefícios de utilizar o Diagnosis no laboratório?

O Diagnosis oferece um sistema de alta qualidade, totalmente integrado: o Connect, que faz o interfaceamento dos equipamentos laboratoriais e o gerenciamento da produção laboratorial, de forma eficiente e com todo o suporte necessário. Sempre de acordo com a demanda da sua empresa e o tamanho da sua operação.

Vale ressaltar que o Diagnosis é um software adequado para laboratórios de pequeno, médio e grande porte, o que permite o crescimento do seu negócio sem a troca do sistema.

Para que isso fosse possível, houve muita dedicação em pesquisa e milhares de horas de programação e de capacitação de todos os profissionais envolvidos. Assim, o cliente que utiliza o Diagnosis conta com as ferramentas certas que proporcionam facilidade de gestão, segurança das informações, manutenção adequada e longevidade.

Confira alguns aspectos nos próximos tópicos.

Facilidade de gestão

O laboratório ganha uma gestão inteligente, com controle e rastreabilidade, oferecendo informações claras, objetivas e com velocidade. Isso evita falhas e garante eficiência e agilidade em cada etapa dos processos diários.

Automatização de etapas

As possibilidades são quase infinitas com a automação laboratorial, de modo que você poderá:

  • fazer uma gestão livre de papel;
  • ter um painel de gestão à vista para ter controle do status de cada amostra;
  • saber quem é o responsável por cada etapa;
  • localizar facilmente amostras armazenadas;
  • contar com inúmeros relatórios;
  • entre outras facilidades.

Segurança das informações

O Diagnosis proporciona acesso facilitado ao detalhamento das informações referentes às atividades do laboratório, ao mesmo tempo em que usa um banco de dados rápido, com ótima segurança e robustez.

Em relação à rastreabilidade dos processos do cliente, ele oferece uma ferramenta que grava qualquer ação feita no sistema em um lugar chamado log, que pode ser consultado e rastreado a qualquer momento.

Suporte e manutenção adequados

Um dos maiores benefícios de utilizar o Diagnosis está relacionado à tranquilidade de se ter apoio profissional qualificado, o que inclui biomédicos e farmacêuticos, além de contar com total suporte e manutenção de acordo com as suas necessidades.

Adicionalmente, a Matrix disponibiliza diversas versões do produto ao longo do ano, fazendo com que o sistema receba melhorias e correções de forma contínua.

Por que escolher o Diagnosis para o seu trabalho?

Ao optar pelo Diagnosis, você contará com o software de uma empresa sólida, com atuação neste mercado há mais de 30 anos. Ao longo desse tempo, os sistemas da Matrix evoluíram constantemente – você utilizará o mesmo LIS utilizado e aprovado pelos mais criteriosos laboratórios.

Tenha também a tranquilidade de contratar uma empresa que sempre se antecipa em atender às mudanças nas legislações, ou seja, o seu laboratório estará sempre em conformidade. 

Você receberá suporte ilimitado dentro do horário comercial, podendo optar pelo atendimento 24×7. 

São muitas informações, mas esperamos que fique um pouco mais fácil entender o funcionamento do LIS Matrix e como ele pode ajudar em seu laboratório. Entre em contato com a gente, estamos sempre prontos para ajudar da melhor maneira possível!

Entre em contato com nossa equipe

Conheça nossos softwares

Artigos relacionados