Entenda agora o que é LIS e quais suas vantagens!

LIS
6 minutos para ler

Com os recentes avanços tecnológicos, surgiram inúmeras possibilidades de aplicar a tecnologia da informação nos diversos segmentos para a otimização dos processos de automação e assim alcançar os melhores resultados. No meio dos laboratórios de análises clínicas não é diferente, o Sistema de Informação Laboratorial (LIS) é um sistema que tem como base a gestão de processos, englobando todos os processos, desde o agendamento do exame até a disponibilização do laudo para pacientes e médicos.

Contar com o LIS dentro de um laboratório certamente trará vários benefícios que podem ser considerados indispensáveis para seu bom funcionamento. Laboratórios que contam com esse sistema otimizam muito seus processos operacionais, permitindo que seus tempos sejam reduzidos e a quantidade de exames produzida seja aumentada. Tudo isso sem qualquer aumento no número do quadro de funcionários.

Neste post ainda falaremos mais a fundo sobre o LIS e o que ele tem a agregar ao seu negócio. Boa leitura!

Como escolher o sistema mais adequado para o laboratório

O LIS traz muitas vantagens para laboratórios que o adotam, porém, é necessário que seja feita uma avaliação criteriosa no momento da escolha da melhor opção entre os vários sistemas disponíveis.

Para fazer uma escolha correta entre os variados sistemas existentes no mercado, primeiro é preciso saber quais recursos são essenciais em um bom sistema para laboratório e, principalmente, quais são os mais adequados ao seu negócio. Isto é o que tornará possível uma real otimização e grandes melhorias através da utilização dessa tecnologia.

Por isso, agora falaremos um pouco sobre o que é necessário para que você tome a decisão certa na escolha do sistema de gestão do laboratório.

Entender o nível de automação necessária

Para decidir o nível de automação que será necessário em seu estabelecimento é preciso ter muita clareza sobre quais são suas demandas e objetivos com a automação que procura. Assim, é de suma importância também que entenda os pontos fortes do laboratório e da equipe durante o processo de implementação do LIS.

A melhor decisão será escolher quais os módulos devem ser automatizados e quais devem ser convenientemente mantidos de forma manual. Porém, nunca escolha uma solução incompleta somente pelo preço que tem em mente. É importante lembrar que o custo de implementação trará benefícios muito maiores no futuro.

Personalização do limite

Muitas empresas que fornecem o Sistema de Informação Laboratorial possuem um modelo padrão, com pacotes de diversos tamanhos que se aplicam a qualquer tipo de laboratório.

Então, quando for contatar uma dessas empresas, é importante ter em mente que nenhum LIS é completamente personalizável para atender todos os requisitos específicos para o seu negócio. Dessa forma, é sempre bom e econômico escolher uma solução padrão e então fazer pequenos ajustes. Pois uma grande customização, além de exigir altos investimentos, pode se tornar inviável para implementar.

Principais vantagens de ter um LIS adequado ao laboratório

Para entender mais sobre a importância do LIS, precisamos saber quais os benefícios trazidos por ele. Por isso, agora vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre algumas vantagens desse sistema. Siga conosco!

1ª Rastreabilidade de amostras

Desde o momento em que é feita a emissão da senha até o resultado, cada movimento feito pela amostra, dentro ou fora do laboratório, tudo é registrado e monitorado pelo sistema através de códigos de barras.

2ª Escalabilidade do negócio

A evolução e o crescimento do negócio é possível por meio de uma plataforma que pode se expandir em diversos ambientes e áreas técnicas. Dentre elas podemos citar a expansão do atendimento ambulatorial, o aumento da relação com laboratórios de apoio ou até mesmo crescimento de unidades hospitalares.

3ª Aumento na agilidade da entrega dos resultados

O LIS também faz com que a liberação dos resultados seja feita de forma automatizada, através da configuração de parâmetros e flags, disponibilizando os resultados rapidamente assim que os exames são processados.

4ª Troca de informações

O sistema também garante segurança na troca de informações, o que é essencial entre sistemas de hospitais, operadoras, laboratórios de apoio, etc. Todo esse processo de transmissão de informações é rigorosamente rastreado, o que assegura confiabilidade ao negócio.

5ª Eficiência na área operacional

O LIS influencia diretamente na agilidade e na automatização dos processos, aprimorando o fluxo de trabalho e impactando positivamente na diminuição dos erros.

Esse sistema oferece uma visão ampla de tudo o que é feito dentro do laboratório, além de permitir o acompanhamento dos status das amostras em tempo real. Essa visão dá ao gestor a possibilidade de agir antecipadamente à cenários específicos, como por exemplo, evitar gargalos na produtividade do laboratório, garantindo um funcionamento melhor para o mesmo.

6ª Agilidade no atendimento ao cliente

Um bom LIS refletirá em uma boa experiência ao cliente final do laboratório: o paciente. Ele será atendido mais rapidamente, terá seu resultado em um tempo menor e com maior confiabilidade.

Com isso podemos concluir que o LIS é a prova de que a tecnologia da informação tem muito a agregar à área laboratorial e contar com o sistema adequado pode alavancar muito a produtividade do laboratório. A escolha e a aplicação correta do LIS pode transformar totalmente para melhor a execução dos processos e agregar vantagens indispensáveis para o seu modelo de negócio.

Ficou interessado pelo LIS e deseja implementá-lo ao seu negócio? Entre em contato com a Matrix agora mesmo e saiba mais sobre os serviços que temos a oferecer para incrementar o seu laboratório. Não perca essa oportunidade!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.