Matrix BI: entenda o que é e quais as vantagens de usá-lo no laboratório!

Compartilhe

matrix bi

O Matrix BI é um software muito fácil de se trabalhar, especialmente porque a sua interpretação é feita de forma intuitiva, em que se consideram os gráficos e os indicadores apresentados.

O sistema ajuda a impulsionar a gestão laboratorial, oferecendo informações claras e precisas sobre o funcionamento do local em seu dia a dia. Com isso, as tomadas de decisões podem ser feitas com mais praticidade e de forma mais assertiva, com base em indicadores.

Entre algumas sugestões de uso, por exemplo, é possível identificar o horário de maior demanda no laboratório e organizar estrategicamente a atuação dos colaboradores. Consequentemente, os pacientes terão uma melhor experiência.

Para saber mais sobre a Matrix BI, continue a leitura deste texto, produzido com base em uma entrevista realizada com o Luciano Fernandes, Analista BI da Matrix. 

O que é um sistema de BI (Business Intelligence) de modo geral?

A solução Matrix BI é robusta e oferece aos clientes visibilidade, agilidade e, acima de tudo, confiabilidade diante dos dados fornecidos pelo LIS (Laboratory Information System).

Simplificadamente, o BI tem como benefício o dinamismo com que as informações são disponibilizadas aos gestores para uma rápida e eficiente tomada de decisão. Para isso, a sua proposta é unificar dados oriundos de diferentes áreas e transformá-los em informações que são essenciais para o planejamento de estratégias.

Com o uso desse sistema nos laboratórios, pode-se promover o acesso veloz e preciso de vários dados cruciais para a otimização dos serviços, a fim de corrigir erros na gestão e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.

Como funciona o Matrix BI?

O Matrix BI é responsável por coletar informações cotidianas de tudo que é feito pelo LIS, como datas, horas, quantitativos, tempos entre ações, etc. Em seguida, o sistema converte essas informações em dados moldados e organizados para uma ótima visibilidade.

Desse modo, os usuários do Matrix BI contam com a possibilidade de ter um melhor entendimento de sua organização, visualizando de modo fácil um panorama geral da performance da empresa e de sua produtividade.

Isso tudo é feito por meio da centralização de informações, do acompanhamento da qualidade do serviço que é oferecido e da visibilidade de métricas financeiras, como rentabilidade e lucratividade. Através de um BI o gestor pode comparar, por exemplo, as produções de várias unidades distintas de um só local.

Para quem o Matrix BI é destinado?

O Matrix BI é destinado aos administradores de laboratórios de todos os tipos (ambulatorial, hospitalar, de apoio, privado ou público) que utilizam o LIS da Matrix (Diagnosis), e que desejam obter toda gama de indicadores que possam oferecer novas visões sobre o negócio, dando segurança no planejamento de ações futuras.

Como o Matrix BI pode ser utilizado no laboratório? 

A solução Matrix BI é utilizada para obtenção de indicadores diários, quantitativos, como os TATs (Turn Around Time), ou percentuais, como recoletas, laudos retificados, laudos entregues e resultados críticos. Com o BI é possível ter uma visão geral do laboratório.

Vale destacar que o BI não foi concebido para entregar dados em tempo real, seja o BI da Matrix ou de qualquer outra empresa. Para painéis em tempo real, a Matrix conta com outras soluções, com ferramentas que demonstram as métricas e os indicadores mais relevantes, para tomadas de ações imediatas, como no caso de resultados atrasados.

O BI lida com os dados dos últimos meses até os do dia anterior, pois é voltado para a gestão estratégica. A vantagem desse funcionamento é que os dados são exportados durante a madrugada, fazendo com que as informações estejam atualizados no dia seguinte. Com isso, a infraestrutura da gestão não sofre sobrecarga. 

Quais são as principais métricas e dados que podem ser acompanhadas no Matrix BI?

As possibilidades são inumeráveis, citando alguns exemplos, o Matrix BI pode ser utilizado para medir tempos, como:

  • o tempo em que um exame demorou para ser liberado;
  • o tempo que um paciente ficou esperando na recepção, no guichê ou na coleta e, com isso, também o tempo total de permanência do paciente no local;
  • o tempo que a amostra levou para chegar até a área técnica e ser processada, liberada e seu laudo visualizado pelo paciente;
  • o percentual de recoletas, de laudos retificados e de entrega de exames fora do prazo;
  • a produção de cada unidade;
  • a produtividade de cada colaborador dentre outras dezenas de indicadores e TATs disponíveis;
  • a geolocalização, o que permite saber de onde (estado, cidade, bairro e rua) se originam seus pacientes. 

Com o uso do Matrix BI, consegue-se plotar no mapa quais são as áreas de maior incidência de um determinado exame. No cenário atual, por exemplo, pode-se constatar as áreas de maior incidência de exames para a COVID-19.

Como os laboratórios podem atuar de modo a otimizar sua operação com o Matrix BI?

O Matrix BI fornece dados confiáveis que possibilitam a otimização das rotinas dos laboratórios, tornando-as mais eficientes, precisas e livres de qualquer ocorrência que possa afetar negativamente a qualidade das entregas e do atendimento aos pacientes.

Além disso, ele identifica tendências e informações sobre o comportamento de seus pacientes, o que possibilita ações de marketing eficientes e certeiras. Assim, trazendo muitas vantagens para o bom funcionamento do negócio da área da saúde. 

Como funciona a implementação do sistema do Matrix BI?

A implementação requer uma consultoria que consiste em três etapas. Inicialmente, identificam-se os indicadores de desempenho que já existem no laboratório.

Em seguida, as informações colhidas são analisadas e, com isso, define-se um plano de ação para ajustes das métricas do Matrix BI de acordo com as necessidades do laboratório. Por fim, define-se as metas e faz-se o acompanhamento do projeto.

Há a possibilidade de contratação na nuvem?

Os servidores ficam alocados no próprio cliente ou ele tem a opção de fazer a contratação de instalação na nuvem. A aplicação, seja local ou na nuvem, oferece os mesmos recursos.

Quais são os diferenciais de mercado do Matrix BI?

Os diferenciais de mercado do Matrix BI são:

  • TATs e indicadores voltados exclusivamente para a área laboratorial;
  • total integração com todas as áreas (atendimento, técnica, administrativa, marketing e financeiro);
  • solução própria utilizando o que existe de mais moderno no mercado.

Com essas informações, pode-se compreender como a atuação do Matrix BI pode garantir o bom funcionamento de um laboratório. Com o sistema, tanto a gestão laboratorial, quanto o atendimento ao cliente serão otimizados. 

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente, e agende uma apresentação. Estamos sempre dispostos a ajudar da melhor maneira possível para atender a sua necessidade!

Entre em contato com nossa equipe

Conheça nossos softwares

Artigos relacionados