Matrix Connect: o que é, como funciona e quais são suas vantagens?

Compartilhe

matrix connect

O Matrix Connect tem como objetivo ajudar as operações laboratoriais a reduzirem os custos, proporcionando mais segurança e aumento da produtividade das atividades que são realizadas diariamente. Tornando mais fácil garantir a qualidade de atendimento aos pacientes e a segurança nos processos.

A ferramenta ainda permite a automatização de várias etapas e pode ser inserida em laboratórios de pequeno, médio ou grande porte, funcionando de acordo com a real demanda do local.

Para que você possa entender um pouco mais sobre essa solução, realizamos uma entrevista com Tito Ribeiro de Almeida Neto, Coordenador do Setor Middleware da Matrix. Continue a leitura e se saiba mais!

O que é o Matrix Connect?

O Matrix Connect é o software responsável por realizar a ponte de comunicação entre o sistema laboratorial do cliente ― conhecido como LIS ― e os instrumentos de análises de maneira segura.

Atualmente, a ferramenta é conectada a uma série de sistemas laboratoriais e a mais de 400 tipos de instrumentos de análises, sendo que a maioria das integrações é realizada por meio de protocolos de trocas de arquivos.

O que é o protocolo Matrix?

O protocolo Matrix é um formato de comunicação com base na troca de arquivos. Na admissão das solicitações, é recebido um arquivo do sistema LIS, denominado RCB, contendo diversos dados, como as informações do paciente, das amostras e dos exames. Após o processamento nos instrumentos, o Matrix Connect gera um arquivo, denominado ENV, com a devolução dos resultados ao sistema LIS. Apesar de ser um protocolo extremamente rico de possibilidades, ele é simples de ser implementado.

Como a Matrix foi pioneira no interfaceamento no país, o seu protocolo foi largamente utilizado por várias empresas, tornando-se referência no setor. Atualmente, ele é o protocolo mais utilizado e conhecido nos interfaceamentos.

Quais são as vantagens do Matrix Connect?

O Matrix Connect oferece alta estabilidade e facilidade de implantação. Trata-se de um sistema robusto, que permite a integração com diversos instrumentos de análises. Além disso, mais que um sistema que conta com diversos drivers, ele é um sistema de gestão da produção, com diversas funcionalidades desenvolvidas para facilitar o gerenciamento completo da área técnica.

Os usuários do Connect contam com uma equipe capacitada em todos os processos e preparada para oferecer o suporte necessário. A atuação dos nossos colaboradores acontece de diversas formas, seja na implantação, no atendimento ou desenvolvimento da ferramenta.

Os anos de experiência trouxeram para a Matrix a facilidade da implantação 100% remota, bem como todo suporte on-line sem a necessidade de visitas presenciais.

Quais facilidades o Matrix Connect traz para o usuário?

O Matrix Connect é fácil de ser utilizado e, por isso, tem uma curva de aprendizado bem rápida. Ele conta com um sistema bastante intuitivo e por meio de poucas telas, o usuário consegue gerenciar a produção dos exames dentro de cada instrumento.

Por ser um sistema de automação, o usuário fica livre da digitação de grande parte dos resultados de uma rotina, o que reduz as possibilidades de erros de transcrição de valores, aumentando a produtividade do laboratório, sem diminuição da confiabilidade.

Entre os vários recursos existentes, podemos citar um recurso chamado Flags e Valores Críticos, que possibilitam a criação de regras de sinalização de anormalidades para cada exame. Com esse recurso, o próprio sistema sinaliza ao usuário os resultados que merecem maior atenção.

Dessa forma, é possível configurar a liberação automática dos resultados que não tenham sido barrados pelas regras de bloqueio. Os resultados que estiverem fora das curvas de normalidade, podem ser analisados pelo responsável pela liberação, que terá históricos de resultados para uma liberação com mais segurança.

O que é o Matrix Middleware?

O Matrix Middleware é uma suíte de softwares para a área técnica composto por: 

  • Matrix Connect;
  • Matrix QC;
  • Matrix Workflow.

O Matrix Connect é responsável pela comunicação com os instrumentos e a análise de seus resultados. Já o Matrix QC auxilia o usuário na análise dos valores, das regras de controle de qualidade, e na garantia de que os sistemas estão aptos a liberarem resultados dentro da margem definida pelo laboratório. Completando a família, temos o Matrix Workflow que gerencia o trâmite das amostras que entram no sistema a fim de garantir que, ao final do fluxo dentro do laboratório, todos os exames tenham sido realizados. Destaca-se que as amostras são armazenadas na soroteca e podem ser localizadas em caso de necessidade.

Como ocorre a implementação do Matrix Connect em um laboratório?

O processo de implementação do Matrix Connect é iniciado assim que o pedido do cliente é inserido no sistema.

A primeira etapa para a implementação é a de pré-requisitos, que é feita por meio de questionários com o objetivo de garantir a infraestrutura ideal e as condições mínimas para o interfaceamento.

Inicialmente são efetuados os levantamentos dos dados dos exames que serão configurados. Depois, é feita a parametrização do instrumento dentro do Matrix Connect, que da mesma forma que o LIS também tem sua tabela DE/PARA. Assim, partimos para a configuração do instrumento e para os testes de comunicação. Essa etapa é a que garante que os sistemas estarão sincronizando as informações necessárias da produção dos exames.

Por fim, realiza-se a homologação de tudo que foi cadastrado por meio de um teste simulado, antes do instrumento ser colocado em produção. Caso o cliente ou o setor ainda não tenham o conhecimento do sistema Matrix Connect, o analista da Matrix efetuará o treinamento dos colaboradores para que estejam aptos a operarem o sistema.

Como é o serviço de suporte ao laboratório após a implementação? 

Todo cliente da Matrix tem a possibilidade de acionar o suporte, que possui uma equipe que opera de segunda à sexta, das 08:00 h às 18:00 h, exceto em feriados nacionais.

Nossa equipe é treinada para solucionar intercorrências ou realizar manutenções no sistema, sendo que todos os chamados urgentes, são atendimentos praticamente de imediato. Ela também é responsável por sanar dúvidas e auxiliar o cliente na melhor forma de utilização da ferramenta. Além disso, todo usuário autorizado é cadastrado no sistema e fica habilitado para abrir chamados sempre que julgar necessário.

Com essas informações fica muito mais prático entender o que é e como é o funcionamento do Matrix Connect, certo? Com esse sistema, os laboratórios podem atuar com mais agilidade e eficiência, sem preocupações.

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre as soluções da Matrix para o seu laboratório, entre em contato conosco! Estamos sempre prontos a ajudar da melhor maneira possível.

Entre em contato com nossa equipe

Conheça nossos softwares

Artigos relacionados