Como o Matrix Connect pode tornar a gestão da produção laboratorial mais eficiente?

matrix connect
7 minutos para ler

O objetivo do Connect é diminuir os desafios que surgem na operação laboratorial, reduzindo custos na execução de exames, dando mais segurança aos laudos e aumentando a produtividade e a competitividade frente à concorrência.

O Connect permite a comunicação entre qualquer equipamento de automação laboratorial com qualquer Sistema de Informação Laboratorial (LIS), eliminando todos os processos de transcrição e digitação de dados e resultados.

Além de possibilitar ampla configuração de funções, permite que o produto se ajuste perfeitamente a laboratórios de pequeno, médio e grande portes. Mais do que um simples sistema de interfaceamento, veremos que ele é um sistema completo de gestão da produção.

Explicamos neste artigo, baseado na entrevista com Lukas Christensen, consultor de projetos da Matrix, os benefícios de se investir nesse software. Continue lendo!

Entenda como funciona um sistema de interfaceamento laboratorial

O sistema de interfaceamento laboratorial realiza a conexão entre todos os equipamentos de automação e o LIS, ainda que este último não seja da Matrix. O processo ocorre por meio de um protocolo conhecido no mercado como Protocolo Matrix.

Todas as informações do pedido médico chegam do LIS para o Connect e ele já programa automaticamente todos os instrumentos para que esses saibam o que fazer ao receberem uma amostra identificada com código de barras.

Ao terminar de processar a amostra, o equipamento devolve o resultado para o Connect, que sabe a quem ele pertence e, por sua vez, devolve-o para o LIS. Portanto, o Connect faz a interface entre:

  • o LIS, por meio do recebimento das informações do pedido e devolução de resultados;
  • os equipamentos, programando-os e recebendo os resultados oriundos destes.

Com esse funcionamento, o sistema auxilia na redução de custos e erros, além de elevar a produtividade. Como resultado, há mais controle das demandas, inclusive de exames enviados para os apoios, e os processos se tornam mais ágeis e simplificados.

Conheça o Matrix Connect e saiba como ele ajuda na gestão da produção do laboratório

O Connect permite a gestão da produção, além do interfaceamento. O processo de integração entre qualquer LIS e outros equipamentos de análise é um dos diferenciais da Matrix, que estabeleceu um protocolo de comunicação, o famoso Protocolo Matrix. Ele define as diretrizes para a troca de informações entre sistemas de interface e LIS.

O tempo de desenvolvimento de um driver é muito curto. Isso significa que o laboratório pode adquirir qualquer equipamento, pois se a Matrix não possuir o driver pronto entre as centenas de tipos já desenvolvidos, ela oelabora em poucos dias o novo driver.

Na questão de gerenciamento da produção, o Connect traz inúmeras funcionalidades, todas para que o responsável pela liberação dos resultados possa realizar esta atividade com toda segurança. Entre as funcionalidades podemos destacar:

  • suporte a técnicas manuais, como microbiologia, biologia molecular, urinálise etc.;
  • suporte a dispositivos pré e pós-analíticos;
  • realização de repetições;
  • organização do fluxo;
  • integração com os demais sistemas da família Matrix, como o Diagnosis, o QC e o Workflow.

Outro ponto a destacar é a interface com equipamentos pré-analíticos que fazem a triagem da amostra. Ao finalizar o processamento, é possível colocar nos equipamentos que fazem a soroteca, isto é, o armazenamento das amostras.

Veja os benefícios ao investir no Matrix Connect

Este sistema é conhecido entre os usuários pela sua grande estabilidade e confiabilidade, além da comunicação com mais de 1.000 diferentes instrumentos, já que o Connect é uma solução pioneira de interfaceamento. Outra vantagem é ter uma interface única para analisar todos os resultados de controle de qualidade.

Com o Matrix Connect, é possível analisar todos em um único local. Assim, há ganho de tempo e produtividade. Ainda existem outros benefícios, como vamos apresentar a seguir.

Feito para laboratórios de qualquer porte

O sistema automatiza as atividades da área técnica do laboratório, que pode ser pequeno, médio ou grande. Desse modo, todos podem aproveitar os benefícios e a automação proporcionados pelo Connect.

No caso dos pequenos laboratórios, os ganhos são significativos, porque muitos processos ainda são manuais e o sistema automatiza essas atividades. Por sua vez, os de médio e grande portes contam com a interface para conquistar mais produtividade, já que o sistema é capaz de suportar uma grande produção e inúmeros equipamentos.

Facilidade para gerenciar setores

O Matrix Connect automatiza os processos e permite a identificação de gargalos. Por exemplo, os recursos de flag sinalizam as alterações de resultado com base nos valores predefinidos pelo usuário.

Ainda há a funcionalidade de análise de resultados anteriores, chamada delta-check. Essa é uma ferramenta de controle que envolve e analisa os resultados atuais comparados aos resultados anteriores do mesmo paciente, garantindo que qualquer variação além do esperado, seja alertada.

Às vezes, o exame está alterado e, de repente, fica normal. Essas situações podem ativar um flag e o responsável pela liberação pode decidir entre liberar o resultado ou realizar uma nova análise.

Com o Connect, é possível também utilizar a liberação automática (opcional) na qual todos os exames dentro da normalidade, por exemplo, podem ser liberados para o LIS, sem necessidade de serem liberados de forma individual pelo responsável do setor.

Alinhamento às determinações da Anvisa

Os laboratórios precisam seguir uma série de diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Connect está sempre alinhado a essas e outras determinações legais, assim como todo rol de sistemas Matrix.

Tudo o que é solicitado em relação à rastreabilidade é assegurado — e ainda são oferecidos recursos extras. Novas regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sempre são estudadas antecipadamente, para que os sistemas evoluam em conformidade com as legislações vigentes.

Implementação rápida

O Connect tem uma implantação rápida, completa e pode ser feita totalmente de forma remota. É feita a configuração de interface com o equipamento, a configuração de flags, a rastreabilidade do processo, o treinamento etc. em poucos dias por equipamento.

O interfaceamento dos equipamentos de microbiologia são um pouco mais demorados devido a sua complexidade. A partir do Connect, é possível implementar outros dois módulos:

  • Matrix QC – que permite fazer a gestão centralizada e a captura automática dos resultados do controle interno da qualidade;
  • Matrix Workflow – que gerencia o fluxo de amostras e a soroteca.

Atualizações constantes

O Matrix Connect consegue resolver os problemas de eficiência, produção e gestão das atividades da área técnica. Com isso, os profissionais envolvidos terão mais tempo para se dedicar à gestão.

A Matrix está sempre em busca de novas tecnologias e implementa a inovação de forma constante para acompanhamento das demandas. Acompanhe o nosso blog, muitas novidades virão por aí.

No seu laboratório, já existem todas essas facilidades? Entre em contato conosco e veja como nossa suíte de sistemas para gestão laboratorial pode ser essencial para o seu negócio.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.