Qualidade de Software: como funciona esse setor na Matrix? Saiba aqui!

Compartilhe

qualidade de software

O Setor de Qualidade de Software ou Qualidade de Sistemas é primordial em qualquer empresa de tecnologia, principalmente naquelas que trabalham com fornecimento de softwares próprios, e não está ligado somente às boas práticas de desenvolvimento.

Produtos liberados que são amplamente testados e validados garantem aos clientes o atendimento dos cronogramas de instalação e/ou de atualização de ambientes, e reduzem impactos durante a ativação no processo de produção. Ajornada de atualizações passa a ter um cenário otimizado, controlado, administrável e altamente eficiente. Soluções robustas, estáveis e com menos erros, impactam diretamente nos custos dos laboratórios, trazendo um valor que é muitas vezes imensurável.

Mas o que esse time pode fazer pelos laboratórios de análises clínicas? É justamente sobre isso que a gerente de Qualidade de Sistemas da Matrix, Sandra Forstman, vai falar no post de hoje. Continue a leitura! 

Quais são as funções de um setor de qualidade de software?

O setor de qualidade de software deve estar envolvido no desenvolvimento do produto, conhecendo e analisando todos os requisitos funcionais e não funcionais, os cenários do negócio e a arquitetura do produto.

Ao se apropriar destas informações a equipe deve elaborar variados cenários de testes, os quais serão executados ao longo do processo de desenvolvimento do produto até sua liberação.

Todo esse processo deve buscar garantir que o produto chegue ao cliente com todas as regras e requisitos validados, com bom desempenho e estabilidade. Lembrando que é essencial a gestão adequada de todos os problemas detectados durante o processo de desenvolvimento e de testes.

“Assegurar que um produto de software atenda às regras de negócios e aos requisitos determinados durante a etapa de especificação, é uma das funções. Além disso, esse departamento também identifica o máximo possível denão conformidades e de erros, os famosos bugs. Assim, essas inconsistências são corrigidas pelo setor de desenvolvimento antes da liberação do produto”, conclui a Gerente de Qualidade de Sistemas.

Os laboratórios clínicos devem sempre se cercar de todos os cuidados, pois paralizações dos softwares ou erros nos resultados, podem ter consequências catastróficas, já que é uma área que lida diretamente com vidas. O setor de qualidade de sistemas, assim como outros setores da Matrix, contribuem para ajudar a garantir que os processos dos laboratórios sejam ininterruptos, uma vez que a eficiência dos sistemas é um dos principais focos.

Quais são as principais demandas dessa área?

As principais demandas são relacionadas aos produtos novos, aos produtos em evolução e aos bugs reportados pelos clientes. Ou seja, tudo que chega pronto para ser utilizado pelos usuários, passou pelo crivo do Setor de Qualidade de Sistemas.

“No desenvolvimento de produtos, o setor interage estudando os projetos e validando os requisitos antes mesmo da implementação, atentos à promover a perfeita aderência do escopo ao contexto do produto. Além disso, a equipe de qualidade trabalha na elaboração dos cenários de testes, com a execução e automação dos roteiros. Já no quesito de bugs reportados, a qualidade de sistemas atua nas validações das correções e na identificação dos pontos de melhorias contínuas”, esclarece a Gerente de Qualidade de Sistemas da Matrix.

Quais são as vantagens dessa equipe para o usuário final?

Uma equipe de especialistas em qualidade de software traz a segurança para o cliente em termos de estabilidade, performance e atendimento aos requisitos.

Para se ter uma ideia, os meios acadêmicos e especialistas afirmam que é praticamente impossível a liberação de um software com 100% de certeza de que ele é isento de erros. “No entanto, há uma significativa redução de riscos de instabilidade ou erros funcionais em um produto, quando o processo contempla um setor de qualidade”, explica Sandra. Ainda de acordo com a profissional, ter esse time com processos estruturados é sinal de que a fornecedora de TI prioriza o sucesso dos clientes.

“Na Matrix, investimos na qualidade de sistemas com a genuína preocupação de que nossos clientes tenham a melhor experiência com os produtos, diminuindo os problemas nos laboratórios. Assim, buscamos garantir que os usuários desfrutem constantemente de novas funcionalidades, com estabilidade, conformidade e alto desempenho”, completa Sandra.

Como o setor de qualidade de software da Matrix opera?

Um importante destaque da Matrix é que entre seus especialistas estão alguns profissionais habilitados no funcionamento dos produtos e outros que são experts na área laboratorial de análises clínicas.

Assim, esses colaboradores elaboram testes para validação das regras e requisitos por meio de inúmeras e sofisticadas simulações e análises, tudo para garantir altíssimo desempenho.

“O time opera sempre atento à performance e ao comportamento integrado. Além disso, temos uma equipe que automatiza os planos de testes, garantindo assim uma boa cobertura de escopo do produto e a aceleração do processo de validação”, comenta Sandra Forstman. 

Quais são os diferenciais do time de qualidade de software da Matrix?

Por tudo isso que já foi falado, na hora de escolher o fornecedor de software, leve em conta se ele possui um time de Qualidade bem estruturado. O amplo conhecimento da equipe multidisciplinar permite que os profissionais elaborem não apenas testes para validação das regras e requisitos para todos projetos que compõem uma nova liberação, mas também que estejam atentos à performance e comportamento integrado da solução como um todo.

“Mensalmente, os usuários têm à disposição novas versões dos produtos, contendo novas funcionalidades e melhorias, bem como correções. Cada liberação dessas é testada exaustivamente em várias etapas do processo, simulando cenários do laboratório, e registrando todas evidências dos testes em ferramentas específicas. Cada produto liberado é resultado de intensa validação pela Qualidade, sendo que a área tem autonomia para reter e postergar uma liberação, caso os critérios de aceite não sejam satisfeitos”, diz Sandra.

O conceito de Qualidade está enraizado na atitude de todas equipes que trabalham com os nossos produtos, em todas atividades e interações. “Como dizemos, a Qualidade está no DNA de nossas equipes”, completa a Gerente.

A Matrix busca sempre fornecer soluções que promovam o desenvolvimento contínuo dos clientes, para dessa forma contribuir para o sucesso deles. Quer mais detalhes sobre soluções de TI em análises clínicas? É muito fácil: entre em contato com a Matrix agora mesmo! Ou, se deseja conhecer um pouco mais sobre os serviços, veja aqui como funciona o Suporte da Matrix.

Entre em contato com nossa equipe

Conheça nossos softwares

Artigos relacionados