Conheça o Setor de Produtos da Matrix

Compartilhe

setor de produtos

Com um competente e dedicado Setor de Produtos, a Matrix oferece hoje uma abrangente série de softwares para a automação do seu laboratório hospitalar, ambulatorial e de apoio, independente da complexidade ou tamanho.

Seguros, estáveis e com elevado nível de aderência à demanda dos clientes, as soluções da nossa marca resolvem gargalos de ponta a ponta do negócio. Nesse sentido, podemos citar o aprimoramento dos processos desde o momento de cadastrar os pacientes na recepção até a hora da divulgação dos resultados dos exames.

Para tanto, apostamos em conhecimento e nas melhores tecnologias disponíveis para atender as necessidades dos laboratórios clínicos.

“A Matrix possui interfaceamento próprio há mais de 20 anos, com aproximadamente 700 modelos de equipamentos suportados, e com produtos que estão sempre em evolução”, explica o Gerente de Produtos da Matrix, Luiz Gustavo Papa.

Por falar em especialista, com experiência de 23 anos na Matrix, tendo atuado como desenvolvedor, Gerente de Desenvolvimento e atualmente com o desafio de criar um novo Setor de Produtos, neste post, Papa vai contar um pouco sobre o trabalho do time Matrix e revelar como a equipe pode contribuir para sua rotina operacional. Quer o crescimento do laboratório, com pacientes cada vez mais satisfeitos? Então venha conferir esta entrevista exclusiva!

Como é a rotina e o modo de operação quando se trata de desenvolvimento de produtos numa empresa de TI?

A definição de produtos possui vários passos, começa no entendimento das necessidades dos clientes, onde precisamos fazer uma análise de negócios detalhada para entender os requisitos de todos os stakeholders (partes interessadas) envolvidos. Com os requisitos em mãos, precisamos propor soluções nos sistemas atuais ou até a proposição de novos produtos, se necessário. A partir daí fazemos uma especificação funcional detalhando o comportamento previsto para o produto, esta especificação é encaminhada à equipe do desenvolvimento que faz a análise técnica, implementa as alterações e passa para a equipe de qualidade, que deve garantir que o produto atende às especificações.

“O Time Matrix se propõe a apoiar o laboratório na sua operação como um todo. Não só na comunicação de equipamentos, mas também no controle de qualidade, de pendências, de direcionamento da produção e de apoio à liberação de resultados”, explica Papa.

Como a área de Desenvolvimento faz drivers eficientes?

Na área de TI em laboratórios, muitos profissionais sofrem com problemas em drivers, com dificuldades para conectar equipamentos e sistemas, com falta de suporte e demora no desenvolvimento de novos drivers. A Matrix oferece drivers atualizados, com excelente operacionalidade, seguros e homologados. Temos contato direto com todos os fabricantes de instrumentos, o que nos permite desenvolver e testar os drivers com bastante agilidade. O tempo médio de desenvolvimento de um novo driver é de apenas algumas horas e mais um período para testes diretamente nos equipamentos.

“Nós já fizemos mais de 600 drivers de instrumentos laboratoriais e mais de 150 drivers para comunicação com diferentes softwares da área de saúde”, comenta o gerente.

Como o Time de Produtos aprimora as ferramentas?

Atualmente, o carro-chefe da Matrix — o sistema Matrix Diagnosis — disponibiliza atualizações mensais, incluindo funcionalidades inéditas. Para isso, basta que os usuários atualizem o sistema com periodicidade, para terem acesso às inovações constantes. Novas funcionalidades ou novos módulos, são frutos do estudo constante entre a Matrix e os seus clientes.

A definição clara do que deve ser um produto de software e o planejamento da evolução do mesmo, é fundamental para garantir o atendimento robusto aos clientes e acompanhar a evolução dos processos que o produto deve atender.

” O Setor de Produtos é responsável por definir os produtos da Matrix, entendendo as principais necessidades de nossos clientes e definindo as funcionalidades a serem implementadas em nossos sistemas, para aumentar o valor oferecido por eles”, explica Papa.

Como a equipe planeja e desenha novas soluções?

A criação leva em conta o planejamento, as necessidades dos clientes e o monitoramento para que os processos entrem no ritmo de melhoria contínua.

Veja o que nosso especialista explica sobre o assunto. “Para o desenho de um novo produto, é necessário entender qual o papel desse produto. Ou seja, é preciso descobrir qual o problema que se deseja resolver. A partir disso, desenhamos uma lista de requisitos a serem atendidos. Com base nessa lista, é definido o escopo do projeto inicial, onde entra o detalhamento do que o produto deve ter”, comenta o profissional.

Ainda de acordo com Luiz Gustavo Papa, para cada funcionalidade é elaborado um MVP, sigla para Minimum Viable Product. “Fazemos um planejamento de projetos para atingir o MVP, onde cada projeto inclui uma funcionalidade no produto. Assim, cada projeto desses, precisa de uma especificação bem definida para ir para o desenvolvimento implementar”, diz o gestor.

Como é feita a aderência diante do crescimento ou de mudanças?

A evolução constante faz parte da rotina da Matrix. Assim, o trabalho foca apresentar novas soluções permanentemente, como conta Luiz Gustavo Papa.

Nos modelos mais modernos de administração desses projetos – chamados de metodologias ágeis – após a definição de requisitos e o detalhamento das funcionalidades, o desenvolvimento das mesmas é feito de forma a incluir o máximo de valor ao cliente final em entregas frequentes, de forma que é possível avaliar a evolução do produto com frequência e garantir que o que está sendo entregue está aderente aos requisitos.

O que é oferecido pelo time Matrix em termos de segurança?

A segurança de dados na saúde é ainda mais delicada do que em outros segmentos. Afinal, esse setor lida com a vida das pessoas. Diante disso, são cruciais os cuidados extras com segurança. Observe o que nos conta o gerente desse setor na empresa.

“Na área que atuamos, é necessário um cuidado adicional com a segurança, a estabilidade e a qualidade dos softwares, em relação as indústrias ou outros setores. Para garantir a eficiência, trabalhamos com diversas tecnologias diferentes. Apesar disso, grande parte do nosso desenvolvimento está baseado em ferramentas Microsoft .NET e no desenvolvimento front-end com uso de Angular”, comenta.

O especialista lembra ainda que é preciso encontrar o equilíbrio para inovar sem expor pacientes a erros, atrasos ou panes nos sistemas.

 “Trabalhamos apenas com tecnologias estáveis e comprovadas, uma vez que não queremos levar risco de instabilidade aos nossos clientes. Por outro lado, nunca deixamos de nos manter atualizados sobre as últimas versões de cada tecnologia. A tendência futura é incorporarmos maior uso de dispositivos móveis nos nossos produtos, e estamos de olho em técnicas de inteligência artificial”, revela.

Como as soluções Matrix ajudam os laboratórios?

A Matrix e sua equipe de Desenvolvimento de Produtos têm orgulho de apresentar ao mercado soluções para praticamente todos os problemas dos laboratórios. Veja a seguir um resumo das nossas principais ferramentas:

  • Matrix Diagnosis: o sistema Matrix Diagnosis é o software de gestão para laboratórios, é ele quem automatiza os processos desde o agendamento do exame até a emissão dos laudos, podendo fazer integrações com diversos sistemas externos, com a finalidade de agilizar e trazer segurança para a operação. Entenda como este software pode resolver diversos problemas do seu negócio, neste link;
  • Matrix Connect: por sua vez, o Matrix Connect faz o interfaceamento e a gestão da produção. Na prática, esse módulo acelera os processamentos dos exames e faz a gestão da área técnica;
  • Matrix BI: outra criação relevante em termos de Desenvolvimento de Produtos é o sistema de Business Intelligence Matrix BI. Essa solução se articula com o Diagnosis, o que permite gerar informações essenciais para o negócio. Isso inclui volume de atendimentos, de faturamento, de resultados laboratoriais, entre outros tipos de números e fenômenos.

Portanto, o Desenvolvimento de Produtos da Matrix é sólido e, ao mesmo tempo, inovador. Além disso, nossas soluções são focadas no segmento de laboratórios de medicina diagnóstica. Assim, entregamos soluções para as mais complexas especificações, além de suporte 24×7 e consultorias especializadas.

Quer transformar sua gestão de laboratório? Então entre em contato com a Matrix agora mesmo!

Entre em contato com nossa equipe

Conheça nossos softwares

Artigos relacionados