Como escolher um fornecedor de software de gestão laboratorial?

Compartilhe

software de gestão laboratorial

Uma das dificuldades mais comuns na hora de escolher um software de gestão laboratorial é definir a abrangência da ferramenta. Afinal de contas, a solução deve suprir todas as demandas da contratante, tanto as atuais como as futuras, prevendo o planejamento de médio e de longo prazos.

Dessa forma, é preciso estabelecer as metas de crescimento vertical, para aumentar a carteira de assistidos, bem como os propósitos para expandir lateralmente — e assim passar a trabalhar com novas frentes de atuação.

Compilar as necessidades de todas as áreas da empresa (Técnica, Contábil, Financeira, Qualidade, RH, Contratos, Faturamento, Convênios, Expansão etc.) é fundamental para chegar a um conjunto de desejos a serem atendidos, que irão balizar a escolha do melhor fornecedor no mercado.

Mas, na prática, como encontrar a solução certa para suas operações? Se você tem essa dúvida, temos uma excelente notícia! Neste post, o Analista de Relacionamentos e Soluções da Matrix, Marcelo Carbonari, dará dicas exclusivas para os gestores de laboratórios!

Quer saber como escolher um software de gestão laboratorial completo, adaptável e seguro? Então confira nosso artigo!

Como dar o primeiro passo na seleção da tecnologia?

Carbonari recomenda paciência para planejar a implementação e ter em mente que a aquisição se dá por um processo, e não por um único ato.

“Comprar um software é abstrato. Assim, não é como comprar um produto físico, que você vê cor, funcionalidade, usabilidade e, quando ele chega, não há surpresas. Comprar um software é comprar um sonho: o sonho de que tudo será resolvido. No entanto, muitas vezes, é somente no processo de implantação que gestores e usuários conhecem e descobrem o que adquiriram!”, explica o profissional da Matrix.

O que não pode faltar em um software de gestão laboratorial?

Melhorar os processos do laboratório depende de cada tipo de negócio, do porte, das especialidades atendidas, do público-alvo etc. Por isso, é importante avaliar com calma, quais as carências específicas da sua realidade.

“Cada nicho de laboratório — público, privado, hospitalar, apoio etc. — apresenta necessidades particulares. Assim, em termos de contratação de software, deve-se confeccionar um plano para mapear os pontos críticos. Adicionalmente, é fundamental que você sinalize quais das demandas mapeadas são requisitos obrigatórios. Feito isso, podemos dizer: estou pronto para ir para o mercado e encontrar uma empresa que oferte as soluções e funcionalidades que me atendem!”, aconselha o analista de Relacionamentos e Soluções da Matrix.

Apesar das especificidades de cada laboratório, geralmente, os setores de análises clínicas procuram as seguintes soluções:

  • controle dos diversos fluxos;
  • fornecimento de ferramentas para que os processos possam ser executados com agilidade e segurança;
  • rastreabilidade de todos os processos, dados, acessos e transações;
  • atendimento à legislação vigente do setor;
  • visão panorâmica do negócio e com indicadores, que possam permitir tomadas de decisões de sucesso;
  • atendimento e serviço de suporte impecáveis.

Quais diferenciais levar em conta para adquirir um sistema com esse foco?

Enfatizamos que o primeiro requisito deve ser atender às suas demandas. No entanto, outras questões podem influenciar para que o investimento realmente consiga auxiliar na gestão e aumentar a produtividade do laboratório. Assim, veja alguns itens importantes nesse sentido:

  • fluxo de sustentação e suporte à sua operação;
  • plano de evolução e atualização dos sistemas;
  • experiência em análises clínicas e reputação da empresa a ser contratada;
  • serviços agregados, como consultoria de processos e infraestrutura.

Vale conversar com outros clientes do fornecedor, que possam dar opiniões sobre o uso das ferramentas ofertadas.

Por que optar pelas soluções de gestão laboratorial da Matrix?

A Matrix atua de 1983 no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado da saúde, com ênfase em laboratórios de análises clínicas. Assim, a empresa conta com uma carteira de centenas de clientes e é atuante em vários nichos desse setor.

“Nossas equipes são formadas por profissionais de nível superior, de áreas relacionadas à análises clínicas e/ou informática, com bagagem e experiência no mercado. Esse know-how é importantíssimo no momento de implantar uma ferramenta de tecnologia para área de saúde, pois agrega valor e faz com que os profissionais envolvidos nos projetos estejam em maior sintonia”, diz Carbonari.

Essa proximidade se mostra cada vez mais eficiente para o fornecimento de soluções criativas, com compartilhamento de desafios presentes no mercado, possibilitando ainda a oportunidade para os envolvidos de revisitarem seus processos internos e externos, em busca de aprimoramento.

Veja mais algumas das vantagens dos softwares Matrix!

Soluções para os diversos tipos de laboratórios

A Matrix está apta a atender desde pequenos laboratórios (que muitas vezes terceirizam todos os exames) a laboratórios que processam milhões de exames mensais, estando presente em laboratórios hospitalares, ambulatoriais, públicos e privados. A solução é ideal também para laboratórios que desejam crescer e serem laboratórios de apoio, por exemplo. Ou seja, podemos atender aos diversos nicho do setor laboratorial, atendendo as peculiaridades de cada demanda.

Integração com outros sistemas

As evidências da necessidade de integração com outros sistemas são cada vez mais frequentes. Um bom sistema tem que ser responsável por nutrir, sustentar e operacionalizar seus dados e informações.

Se o dado que você precisa, não é responsabilidade do seu sistema, a solução é buscá-lo em sistemas externos (legados), como por exemplo: dados demográficos de pacientes, solicitações médicas feitas no HIS ou em prontuários eletrônicos, resultados de exame, elegibilidade, entre outros. As integrações, além de evitar o retrabalho, mitigam erros de digitação, duplicidade de informações, glosas e aumento na produção.

Como saber quais integrações são essenciais? Algumas são obrigatórias para conformidade com as legislações vigentes, e outras são desejáveis, como as citadas no parágrafo anterior, para otimização do trabalho. Para exemplificar algumas integrações obrigatórias (regulatórias), podemos citar: integração com convênio no modelo TISS e integração com a RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde) de resultados da COVID.

Segurança de dados

Mais uma qualidade da marca é a segurança de dados. As soluções são compatíveis com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e possibilitam a adequação de nossos clientes para que estejam sempre em conformidade com essa e outras legislações vigentes. Para qualquer dúvida, temos o DPO (Data Protection Officer) sempre à disposição.

“Além disso, a Matrix continua evoluindo, utilizando boas práticas e adotando princípios de Privacy by Design (abordagem de engenharia de sistemas que é construída para garantir a privacidade dos usuários)”, diz o especialista.

Escalabilidade do negócio

Com tantas ferramentas e funcionalidades, e milhares de horas anuais de desenvolvimento, a Matrix abre caminhos concretos para conquistar a escalabilidade do negócio. É possível começar com um pequeno laboratório e evoluir para um laboratório de apoio, sempre com o mesmo software. 

Responsabilidade social

Marcelo Carbonari aproveita para fazer um apelo e se coloca à disposição de todos os interessados em software de gestão laboratorial. “Mantenham-se seguros, usem máscaras e façam isolamento social. Quando surgirem necessidades de soluções de TI para laboratórios de análise clínicas, podem contar conosco!”

Portanto, quando se fala em software de gestão laboratorial, o mais importante é conhecer as suas próprias necessidades. Além disso, é interessante pensar em qual é o posicionamento de mercado que seu negócio pretende atingir nos próximos 5, 10 ou até mesmo 20 anos.

Com ferramentas robustas e altamente parametrizáveis, a família de soluções Matrix atende seus processos de ponta a ponta. Ficou com alguma dúvida? Então, fique à vontade para nos procurar. Basta entrar em contato com a Matrix agora mesmo!

Entre em contato com nossa equipe

Conheça nossos softwares

Artigos relacionados