Entenda quais são as vantagens dos softwares Matrix para os laboratórios

Compartilhe

software matrix

Ao utilizar os softwares Matrix, seu laboratório contará com muitos benefícios em suas atividades, como diminuição dos custos da execução dos exames laboratoriais, aumento da produtividade da operação, expansão dos lucros, fidelização dos clientes e segurança nos resultados dos exames. Isso acontece porque a Matrix oferece uma linha completa de softwares laboratoriais que são eficientes e completos.

Além disso, as soluções da Matrix adequam-se às peculiaridades dos trabalhos diários de cada laboratório. Desse modo, são ideais para os mais exigentes laboratórios, visando sempre o crescimento do negócio com muita qualidade. 

Quer saber mais sobre os softwares Matrix, bem como suas vantagens e diferenciais? Acompanhe a leitura deste texto, baseado em uma entrevista com a Fabiola Gadelha Greco, Executiva de Vendas da Matrix.

Quais são as vantagens de cada software Matrix?

Os softwares laboratoriais da Matrix são altamente robustos e parametrizáveis. Dessa maneira, eles oferecem segurança, confiabilidade e aumento na produtividade operacional do laboratório. A seguir, confira as vantagens de cada um deles.

Matrix Diagnosis

O Diagnosis é o LIS (Laboratory Information System) da Matrix, considerado um dos mais completos do mercado. Assim como os demais softwares da família, ele proporciona a rastreabilidade de todas as ações realizadas no sistema. Com isso, uma das possibilidades é acessar o cadastro de pacientes (com detalhes importantes que auxiliam o laboratório a minimizar erros e ocorrências de glosas nos faturamentos, por exemplo), as datas e os horários das ações. Confira alguns benefícios:

  • autorizador online com diversos convênios;
  • integração com laboratórios de apoio e com emissão de etiqueta primária;
  • relatórios de TAT a partir da emissão da senha de atendimento;
  • gerenciamento de pendências (coleta, triagem, resultados pânico, laboratório de apoio etc.);
  • gerenciamento da área técnica: painel de produção com pacientes urgentes e prazo de entrega, com visualização facilitada;
  • possibilidade de inserir imagens no laudo;
  • análise da evolução dos resultados anteriores do paciente no momento da liberação clínica;
  • painel de faturamento exibindo campos obrigatórios;
  • recebimento de arquivo eletrônico de gestão de glosas;
  • gerenciamento de repasse médico;
  • e outros.

Matrix Net

O Matrix Net é uma solução para laudos na internet que fornece:

  • laudos com gráfico de evolução do paciente para médicos, pacientes e clínicas;
  • acesso a instruções de preparo e envio de amostras;
  • informações sobre preços de exames particulares;
  • e outros.

Matrix Portal

O Matrix Portal possibilita o cadastro de pacientes, a emissão de etiquetas de amostras e a rastreabilidade total daquelas enviadas à unidade produtiva. Além disso, ele fornece laudos com gráfico de evolução do paciente e acesso às instruções de preparo e envio de amostras. Tudo para deixar as atividades do laboratório mais otimizadas e rápidas

Matrix Connect

O Connect é um dos sistemas mais conhecidos da Matrix, pela sua estabilidade e pelas inúmeras funcionalidades que o tornam muito mais do que um simples interfaceamento. Algumas vantagens do Matrix Connect são:

  • integração com equipamentos de automação laboratorial;
  • integração com equipamentos sorter e pré-analíticos;
  • agilidade no processamento dos exames;
  • rastreabilidade total das ações realizadas no sistema;
  • liberação automática avaliando valores de referência e delta check do paciente;
  • recebimento de gráficos gerados nos equipamentos.

Matrix QC

Ao adotar o Matrix QC, que é um sistema de controle interno da qualidade, seu laboratório contará com:

  • o recebimento automático de resultados de controle de qualidade processados nos equipamentos de automação laboratorial;
  • a validação baseada nas regras de Westgard, definidas pelo laboratório;
  • a geração do gráfico de Levey Jennings;
  • a geração do gráfico de Youden;
  • o cadastro de flags associados à violação das regras;
  • a geração de gráficos de Histograma;
  • a integração com Controllab;
  • a integração com Unity – Biorad.

Matrix Workflow

O Matrix Workflow possibilita a identificação do fluxo da amostra no setor técnico e auxilia a utilização de tubo único. Ele também conta com diferentes tipos de bandeja e de tempo de armazenamento e uma soroteca (arquivos de amostras já processadas). 

Pode-se ainda rastrear a retirada e a devolução de amostras na soroteca. Além disso, ele facilita a localização de amostras arquivadas.

Matrix BI

O Matrix BI é o sistema de Business Intelligence da Matrix. Ele permite monitorar sua operação de um modo racional, estabelecendo métricas, fazendo comparações e atuando como ferramenta indispensável para a tomada de decisões.

É uma ferramenta que permite agrupar e explorar indicadores para descobrir vantagens para o seu negócio. Desta forma, o objetivo principal dele é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, para identificação de oportunidades ou de riscos.

Matrix ERP

O Matrix ERP é um competente software de back-office adaptado às necessidades do laboratório. Esta ferramenta auxilia a controlar estoque, compras, faturamento, contas a pagar e a receber, além de enviar informações fiscais. Totalmente integrado ao Matrix Diagnosis.

Quais são os tipos de integrações com sistemas externos mais comuns? 

Atualmente, o Matrix Diagnosis integra-se com praticamente todos sistemas de gestão hospitalar (HIS – Hospital Information System) de mercado, sejam privados ou públicos como AGHU. Essas integrações possibilitam que o médico faça a solicitação dos exames no PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) e que os exames sejam enviados automaticamente para o Matrix Diagnosis. Ao final do processo, ocorre o retorno do resultado para o HIS, com gravação diretamente no prontuário.

Outra integração muito comum, é a integração com o ERP utilizado pelo laboratório, facilitando, por exemplo, as emissões de notas fiscais, controle de estoque etc. Existem também diversas integrações desenvolvidas para realizar a autorização on-line de procedimentos junto aos convênios. Caso a instituição faça exames de imagem, é possível a integração com PACS para receber as amostras geradas durante os exames de imagem.

Para auxiliar os gestores, não podemos esquecer de citar duas integrações muito relevantes, que são as integrações com a Controllab e com a Biorad/Unity, que possibilitam que os laboratórios enviem os resultados de controle com rapidez e eficiência, automatizando o controle externo de qualidade.

Para quais tipos e portes de laboratórios cada solução é mais adequada?

Todos os sistemas da Matrix são adequados para o uso de pequenos laboratórios, com movimento modesto, a grandes laboratórios, que processam 10 milhões de exames ou mais por mês. A exceção é o Matrix Portal que foi idealizado para laboratórios que prestam serviço de apoio.

Os sistemas atendem também todos os tipos de laboratórios, ambulatoriais, hospitalares, de apoio, públicos ou privados.

São implantadas funcionalidades diferentes para cada tipo de negócio, porém, os sistemas são os mesmos. Por exemplo, em um laboratório ambulatorial, você implanta o sistema desde o setor de agendamento de exames. Já em um laboratório hospitalar, o agendamento, o cadastro e a recepção, são realizados comumente no HIS. Assim, pode-se realizar uma integração a partir deste ponto, para que o Diagnosis receba todos os dados do paciente e do pedido, e o laboratório utiliza o Diagnosis a partir da coleta.

Quais são os passos da implantação dos softwares e o tempo necessário para esse processo? 

A equipe de projetos da Matrix segue as boas práticas do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) que é uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas da gestão de projetos. Inicialmente, realiza-se uma reunião em que se faz o levantamento inicial dos requisitos do projeto. Em seguida, é feita uma entrevista com todos os envolvidos nos processos do laboratório para que seja feita uma preparação do projeto e do cronograma das atividades. 

O tempo de implantação é diretamente relacionado aos processos que serão implantados e o prazo é conhecido após o levantamento citado no parágrafo anterior.

Vale destacar que a maior parte das atividades do processo de implantação podem ser realizadas remotamente com o acompanhamento e as orientações dos analistas da Matrix.

Quais são os diferenciais dos softwares da Matrix?

São muitos, mas vamos citar alguns como exemplo:

  • rastreabilidade dos processos e ações no sistema;
  • gestão de pendências;
  • escalabilidade;
  • inúmeras integrações já desenvolvidas;
  • excelente gestão da integração com diversos laboratórios de apoio;
  • melhor gestão dos dados, minimizando as glosas;
  • gestão de repasse médico;
  • diversidade de relatórios gerenciais disponíveis na aplicação.

Ao contar com o software Matrix, pode-se otimizar o funcionamento do laboratório a fim de proporcionar ao cliente um serviço mais ágil e seguro. Vale ressaltar que a Matrix tem uma equipe qualificada de analistas de implantação e de suporte com experiência e vivência em ambiente laboratorial. Com isso, fica mais fácil entender as necessidades do laboratório e, assim, promover um relacionamento mais próximo e eficaz. Solicite uma apresentação clicando aqui.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no LinkedIn e fique sempre por dentro de todos os nossos serviços!

Entre em contato com nossa equipe

Conheça nossos softwares

Artigos relacionados