Quais são as características de um software para Laboratórios de Apoio?

Compartilhe

laboratório

Quais são as características de um software para Laboratórios de Apoio?

Os Laboratórios de Apoio têm participação cada dia mais relevante no universo da Medicina Diagnóstica.

O ponto chave para ser um Apoio é ter um software de gestão laboratorial que possibilite esse incremento ao negócio. A solução deve possuir serviços que garantam ao Laboratório Apoiado um alto nível de interação com o Apoio e clareza dos processos realizados.

Conheça como são os processos do DB, um dos principais laboratórios de apoio do país, e entenda mais sobre este assunto fascinante, lendo o conteúdo escrito pelo Eduardo Tanaka, Gerente de Desenvolvimento da Matrix. 

Soluções para Laboratórios de Apoio

A Matrix possui um produto para Apoios que se tornou altamente especializado ao longo dos anos. Com soluções e funcionalidades exclusivas para esse segmento do mercado, essa solução possibilita que os Apoios ofereçam aos seus clientes um atendimento personalizado, com segurança na troca de informações, agilidade e rastreabilidade.

Através do Matrix Diagnosis, que é o software de gestão laboratorial da Matrix, é possível personalizar perfis de atendimento aos clientes Apoiados e definir rotas logísticas, cobertura, gestão de amostras e prazos diferenciados adequando-se à localização geográfica de cada cliente.

Interoperabilidade

Interoperabilidade é a capacidade de um sistema de se comunicar de forma transparente com outro sistema.

Dessa forma, o DB recebe de seus clientes as solicitações para a realização de exames através dos mais diversos canais e tecnologias, com o uso de protocolos pré-existentes ou propondo novas formas de comunicação.

Com o uso da tecnologia, podemos citar um exemplo de sucesso nesse universo, que é fornecer todos os dados necessários para que o LIS (Sistema de Gestão Laboratorial) do Apoiado possa se comunicar com o Apoio durante a geração de suas próprias amostras. Assim, o Apoiado já terá em seu sistema a quantidade de amostras, materiais e meios necessários para o processamento do exame. Evitando dessa forma, a reetiquetagem, bem como as coletas equivocadas ou desnecessárias.

Outro ponto importante, entre tantos, é a possibilidade de fornecer ao Apoiado todos os passos necessários para o preparo, coleta, distribuição das amostras, bem como eventuais cenários de rejeição do material.

Logística

Depois de criadas todas as amostras no DB, inicia-se o processo de envio das amostras para processamento. Nessa fase, o DB pode orientar seus clientes na separação e despacho de lotes de amostras, agrupando-as de acordo com o destino e condições de armazenamento (temperatura ambiente, refrigerado ou congelado).

Após a criação desses lotes, o Apoiado pode sinalizar qual deles foi enviado ao Apoio registrando o momento (data e hora), a temperatura, a origem, o destino, o responsável pela operação etc. Esta ação permite que o DB tenha previsibilidade do volume de amostras que está a caminho para processamento, para que já esteja preparado para iniciar a produção assim que as amostras chegarem.

Como cada Laboratório de Apoio tem particularidades logísticas, o Diagnosis se adapta à estas particularidades buscando a eficácia e a eficiência das operações. O sistema permite ainda que o controle logístico seja feito nos Apoios que operam com um único NTO (Núcleo Técnico Operacional) centralizador, contando apenas com entrepostos de inspeção e encaminhamento, bem como total controle nos Apoios que possuem estrutura capilarizada.

Para os Apoios que possuem NTOs regionais, o (re)direcionamento de amostras entre eles garante o encaminhamento adequado mesmo quando cada NTO possui diferenças no rol de exames processados. Ou seja, o usuário é orientado em como proceder ao tentar encaminhar uma amostra para um NTO que não processa todos os exames que precisam ser realizados, ou quando algum exame já foi realizado no NTO de origem.

Re-coletas

Mesmo com todos os cuidados e orientações, eventualmente será necessário solicitar ao cliente o envio de uma nova amostra para realização do exame. Nessas situações, o Diagnosis traz total transparência ao processo. Quando o setor técnico do DB sinaliza no sistema a necessidade de envio de uma nova amostra, o Apoiado pode optar por receber automaticamente a solicitação em seu sistema.

Além desta comunicação direta, o Apoio pode preferir sinalizar a necessidade de re-coleta via e-mail, SMS ou qualquer outro protocolo que venha a adotar.

Setor Técnico

No Diagnosis, o DB define o nível de controle que pretende exercer sobre o fluxo de amostras, e vários pontos de validação estão disponíveis para registro e acompanhamento de cada uma delas. Desde a recepção nas unidades que operam como entreposto para encaminhamento das amostras, até a entrega das mesmas para efetivo processamento, tudo pode ser registrado definindo a data/hora e o usuário responsável pela ação.

Internamente, todos os setores do Laboratório de Apoio conseguem, desde que tenham acesso, consultar mais detalhes sobre o fluxo de cada amostra. Através da Integração com o Matrix Connect, todo o workflow da área técnica até a Soroteca e descarte de amostras, ficam disponíveis para consulta.

Todos esses dados podem ser consultados pelo Apoiado através da comunicação entre os sistemas, bem como através do Matrix Portal hospedado na estrutura do DB.

Liberação automática, gestão de retificação de resultados, controle sobre a divulgação de exames e acesso aos resultados com validação por dois fatores, são funcionalidades que trazem eficiência e segurança para todo o processo.

Matrix QC permite gestão centralizada dos dados de controle de qualidade de todas as unidades que processam amostras. Através deste módulo o setor de qualidade do Apoio consegue gerenciar os lotes, analitos, validar os Coeficientes de Variação, Médias, consultar os resultados e gráficos de Levey Jennings e Youden configurando a quantidade de desvios padrão para comparação.

Isso é apenas parte do complexo processo que pode ser controlado pelos softwares de gestão laboratorial. Essas e outras funcionalidades, todas elaboradas meticulosamente estão presentes num dos maiores Apoios existentes no país, veja mais clicando em DB Diagnósticos.

Quer saber como funcionam os sistemas Matrix? Entre em contato e solicite uma apresentação.

Sobre o DB

Em todo o Brasil, o DB conta com mais de 40 unidades regionais de apoio, prontas para atender a todas as demandas dos clientes, não importando onde eles estejam.

Para oferecer diagnósticos cada vez mais precisos e entregar resultados com uma agilidade incomparável, o DB conta com unidades de análises clínicas descentralizadas que englobam todas as áreas de diagnóstico laboratorial. Além disso, três unidades especializadas proporcionam um atendimento diferenciado nas áreas de diagnóstico molecular e toxicológico.

Entre em contato com nossa equipe

Conheça nossos softwares

Artigos relacionados