Como a Matrix pode ajudar os gestores de TI em laboratórios?

TI em laboratórios
7 minutos para ler

Investir em TI em laboratórios é fundamental para conseguir oferecer um bom atendimento aos clientes, absorver toda a demanda com qualidade e alcançar uma performance mais satisfatória.

Neste artigo, vamos mostrar como a Matrix pode ajudar gestores de TI, como a solução ajuda a otimizar a gestão do laboratório e quais são os benefícios que o software proporciona. Continue a leitura para saber mais!

Afinal, quem é a Matrix?

A Matrix é uma empresa especializada na área de medicina diagnóstica. A empresa conta com uma suíte completa de softwares voltados para a informatização de laboratórios em qualquer ramo de atuação — como ambulatorial, hospitalar, de apoio e centro de diagnósticos por imagem, sejam públicos ou privados.

As soluções são robustas, totalmente configuráveis e oferecem suporte a todos os fluxos de trabalho, desde o momento do agendamento dos pacientes até a publicação dos laudos.

Como a Matrix pode ajudar na tecnologia dos laboratórios?

Com a alta concorrência do setor, é natural que as empresas queiram apoio para atender a uma demanda maior (com um grande volume de exames) com qualidade. Assim, é possível se manter competitivo no mercado.

Contudo, para obter essa vantagem, é essencial que se conte com um sistema bom. É ele, por exemplo, quem contribui para uma busca rápida dos dados, que aumenta o controle sobre os processos, melhora a gestão, entre outras coisas. Sem informações, sem automação, fica mais difícil se destacar no mercado e oferecer um atendimento de qualidade aos clientes.

A seguir, mostraremos como as soluções oferecidas pela Matrix podem ajudar a otimizar a TI em laboratórios.

Relatórios precisos

Os usuários da área técnica costumam fazer muitas solicitações para a TI do laboratório. Portanto, quanto melhor e mais completo for o sistema de gestão laboratorial, mais tranquilidade para o gestor de TI. Para isso, existem funcionalidade dentro dos sistemas que ajudam na gestão do laboratório, como o painel de gestão à vista, por exemplo, no qual são disponibilizados relatórios online para que seja possível monitorar a produção e melhorar a organização do fluxo de trabalho.

Ele ajuda a identificar, entre outras coisas, se existem exames atrasados e quais devem ser liberados com mais urgência, por exemplo.

Variedade de módulos

A Matrix tem ampla atuação no setor de análises clínicas. Isso significa que ela contempla os mais variados processos dentro de um laboratório — desde o momento em que o paciente precisa fazer o cadastro na recepção até o momento em que ele retorna para buscar o resultado ou o retira pela internet. Contemplar todos os processos e entender o negócio do cliente como um todo, faz com que o gestor de TI tenha que lidar com menos fornecedores, facilitando o seu trabalho.

As soluções são responsáveis por todos os processos, o que envolve questões (além do cadastro e da entrega dos laudos) como:

  • agendamento de exames;
  • cadastro;
  • autorização de convênios on-line;
  • impressão de etiquetas customizáveis;
  • coleta;
  • programação automática dos instrumentos;
  • captura automática dos resultados;
  • controle interno da qualidade;
  • workflow e soroteca;
  • conectividade com laboratórios de apoio;
  • integração com sistemas externos.

Rastreabilidade e segurança

A Matrix usa um banco de dados que oferece segurança e robustez, utilizado amplamente na área de saúde no mundo todo, com suporte no Brasil e que dispensa um administrador de banco de dados (DBA).

Para segurança do laboratório, os sistemas permitem rastreabilidade total. Então, tudo é registrado e pode ser acessado pela equipe de TI a qualquer momento.

Controle Interno da Qualidade

Um módulo indispensável para os laboratórios que desejam alguma certificação ou acreditação. Ele é voltado para a automação do Controle Interno da Qualidade, capturando os resultados dos controles automaticamente — o que minimiza o trabalho manual e ajuda a padronizar os processos dessa área.

Suporte aos processos decisórios

O Matrix BI é a ferramenta usada pelos gestores para visualizar e analisar dados para que eles sejam usados como base em processos decisórios, mesmo os que envolvem questões mais estratégicas.

Sem um Business Intelligence (BI) adequado, a TI costuma ter um trabalho muito grande para obter os indicadores. Por outro lado, com a facilidade de gerá-los, o setor pode ajudar a decidir em qual região a empresa pode abrir uma filial ou qual convênio deve ser descredenciado por não gerar lucros, por exemplo.

Quais são os benefícios dos softwares da Matrix para os laboratórios?

Contar com as soluções da Matrix proporcionará diversos benefícios para os laboratórios. Conheça os principais nos tópicos a seguir.

Agilidade e segurança

A automação dos processos faz com que eles sejam executados com mais rapidez, ao mesmo tempo que os riscos são minimizados.

A agilidade no atendimento e na entrega dos resultados gera satisfação para os clientes e melhora a imagem da empresa no mercado. Tudo isso sem precisar se preocupar com a segurança das informações.

Centralização das informações

É natural lidar com um grande fluxo de pacientes no laboratório e, consequentemente, um grande volume de dados. Mantê-los centralizados é essencial para que se ganhe em organização, controle dos processos e regularidade na realização do trabalho.

Com o software, a base de dados fica toda disponível na ferramenta, facilitando o registro, o armazenamento e o acesso aos dados em um único local, possibilitando uma visão geral de todo negócio.

Performance

Com a substituição dos processos manuais por essas ferramentas seguras e ágeis, a performance do laboratório é aprimorada e se ganha em qualidade. Em laboratórios, onde a demanda é alta, contar com soluções específicas para as necessidades da empresa é fundamental para que se evite atrasos, erros e perdas de informações.

Melhora no atendimento

O investimento em TI nos laboratórios acaba levando também à padronização dos processos e à melhora em várias rotinas. Com essa espécie de reestruturação, otimizam-se os fluxos de trabalho e, consequentemente, ganha-se em:

  • confiabilidade;
  • agilidade;
  • economia;
  • qualidade no atendimento.

Promover uma boa experiência para o público, como sabemos, é parte importante para o sucesso de uma empresa. Pacientes satisfeitos sempre escolhem voltar e ainda recomendam o nome do laboratório para outras pessoas em muitos casos.

Integração

As soluções que a Matrix oferece são totalmente integradas entre si e podem ser integradas a sistemas externos (prontuários eletrônicos, HIS, etc.)

Como você pôde ver, o investimento em TI em laboratórios é um grande aliado da melhora no desempenho. Por meio dele, as rotinas se tornam mais eficientes, com baixo índice de erros e otimização do trabalho. Com as soluções da Matrix, você tem cobertura para os mais variados processos e ainda todo o suporte que precisa para utilizá-las adequadamente.

Você se interessou pelas ferramentas oferecidas e quer saber mais sobre elas? Então, entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e aproveite para tirar todas as dúvidas sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.