Você sabe a importância do sistema de interfaceamento laboratorial?

sistema de interfaceamento laboratorial
5 minutos para ler

O sistema de interfaceamento laboratorial é uma estratégia efetiva, segura e econômica para qualquer empresa do segmento laboratorial. Isso, porque as vantagens são percebidas rapidamente tanto no contexto clínico quanto no financeiro.

No quesito produtividade, as vantagens observadas se referem à realização de exames e serviços em menor tempo, o que pode permitir o aumento da demanda e, consequentemente, de novas atividades clínicas almejadas.

Ainda não possui um sistema de gestão da produção e interfaceamento laboratorial? Então, não deixe de ler as informações que daremos a seguir!

O que é o sistema de interfaceamento laboratorial

Nos dias de hoje, é importante trabalhar com ferramentas mais efetivas, seguras e de fácil aplicabilidade. As estratégias tecnológicas oferecem vantagens significativas em relação aos processos manuais.

O sistema de interfaceamento laboratorial permite a integração entre o sistema de gestão laboratorial e os equipamentos utilizados na rotina de exames e procedimentos, em um processo eficiente de rastreabilidade.

Essa tecnologia proporciona a gestão das amostras na área técnica, alertando para pontos críticos nesses processos dentro da complexidade exigida.

O sistema de interfaceamento é um dos recursos que facilitam a automação dos laboratórios, gerando produtividade, segurança e acompanhamento das etapas de cada fase analítica.

Porém, a realidade é que muitos gestores trabalham com diversos sistemas que não se comunicam adequadamente, dificultando o trabalho na área técnica, o que acabará refletindo na rotina de atendimento ao paciente, já que dificuldades podem causar erros e atrasos na emissão de laudos.

Um sistema de interfaceamento permite que sejam analisados resultados oriundos de diversos instrumentos de automação (cujos resultados muitas vezes são complementares para uma liberação clínica mais precisa), em um só software.

A busca por um sistema de interfaceamento laboratorial efetivo

Muito gestores já entenderam a importância do interfaceamento em um ambiente laboratorial e buscam por soluções dentro do que já existe de alternativas tecnológicas, podendo optar por fazer a integração com o instrumento de automação através de um simples driver de comunicação.

A princípio, essa pode se revelar uma estratégia a ser levada em consideração, pois costuma ser mais econômica, embora limitada.

O driver realiza somente a comunicação entre os instrumentos e o LIS, evitando a transcrição de resultados. Porém, ele não faz a gestão da produção, que é a facilidade obtida através de soluções mais completas.

Atividades do sistema de produção e interfaceamento laboratorial

Um sistema completo faz a gestão da produção, além da comunicação com os instrumentos de automação, de forma a ajudar os profissionais na interpretação das alterações laboratoriais ao avaliar dados oriundos dos equipamentos de análises clínicas.

Na prática esse sistema deve poder fazer cálculos, controle e análise de flags, permitir a liberação automática, gestão de microplacas, delta-check, entre outras funcionalidades, além de permitir a rastreabilidade de todas as ações.

Por exemplo, um laboratório comum, possui a maior parte dos seus resultados dentro dos padrões de normalidade. Todos esses exames podem ser liberados automaticamente, agilizando sobremaneira a liberação dos laudos.

O Módulo Matrix Connect, da Matrix, além de possibilitar ampla configuração de funções, permite que o produto se adeque perfeitamente a laboratórios de pequeno, médio e grande porte.

Benefícios do sistema de interfaceamento laboratorial

Certamente, é de se esperar a conquista de benefícios significativos com a implantação do interfaceamento frente à realidade manual ou descentralizada dos serviços. Listaremos, a seguir, as vantagens operacionais e gerenciais, uma vez que os benefícios clínicos já foram mencionados.

Redução de custos

As vantagens imediatas da implantação do interfaceamento são a liberação do profissional que transcreve os resultados dos equipamentos, eliminação de erros de transcrição e agilidade no processo.

Como todos sabem, o mercado exige rapidez e eficiência. O interfaceamento vem para aumentar essas características ao laboratório, aumentando a fidelização dos pacientes.

Otimização dos processos

É fato que o sistema de interfaceamento laboratorial, quando a rotina está bem descrita e validada, proporcionará mais organização das atividades e controle dos processos.

O resultado é a otimização dos processos e a garantia da qualidade dos resultados, observando, também, os critérios para manutenção e recuperação de dados clínicos dos pacientes.

Nesse contexto, o laboratório terá eficiência em suas atividades e alcançará vôos mais elevados como meta institucional, garantindo melhor ganho financeiro.

O sistema de interfaceamento laboratorial é uma proposta interessante a ser implantada em todas as organizações laboratoriais, pois gera maior produtividade nas atividades, redução de custos operacionais, diminuição de erros, rastreabilidade e controle dos processos internos realizados pelos profissionais clínicos. Assim, cabe aos gestores analisar a proposta mais viável de implantação, com melhor custo-benefício, e acompanhar a evolução dessa estratégia.

Agora que você já entendeu a importância do sistema de interfaceamento laboratorial, entre em contato conosco e obtenha mais detalhes dessa tecnologia!

Matéria baseada na entrevista com Lukas Christensen, Consultor de Projetos da Matrix.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.